Notícias Eleições Presidência


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Presidência
Segunda, 28 de outubro de 2002, 01h34 
Jornais estrangeiros analisam vitória de Lula
 
Galeria de Fotos
» Jornais estrangeiros e vitória de Lula
Veja também
Galeria de Fotos
» Jornais estrangeiros e a vitória de Lula
Notícias
» Jornais internacionais destacam crise do Brasil
» Manchetes internacionais: EUA e França estão perto de acordo sobre o Iraque
» Jornais internacionais destacam medidas de Lula
» EUA estendem mãos a Lula para manter rumo da economia
» Sandinistas comemoram vitória de Lula
» Comissão pede a Lula associação entre UE e Mercosul
» Duhalde saúda Lula
Links
» Biografia de Lula
Últimas sobre Presidência
» Governadores do RS e SC discutem posição do PMDB
» Lula reúne partidos aliados para discutir apoio e participação
» Lula se reúne com aliados para discutir governo
» Ronaldo Lessa diz que dará trégua para Lula
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Os jornais estrangeiros deram destaque à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. O jornal americano The New York Times chamou de esmagadora a vitória do candidato petista sobre José Serra (PSDB). Para o Financial Times da Inglaterra, a vitória de Lula significa um grande sucesso eleitoral da esquerda no maior país da América Latina.

O Wall Street Journal mostrou a preocupação do mercado americano com a eleição de Lula. Muitos investidores temem que seja realizada uma moratória. O Usa Today elogiou a trajetória de Lula que era um metalúrgico aos 14 anos, líder sindical aos 30 e presidente da República aos 57. Já o Washington Post creditou a eleição de Lula (um presidente que nunca se preocupou com a formação escolar, segundo o jornal) a um crescente desencanto com políticas econômicas de livre mercado implantadas na América Latina que falharam em suas promessas de prosperidade.

Para o jornal inglês The Independent o Brasil entra em uma nova era com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. A vitória do candidato petista foi atribuída às suas promessas de geração de emprego. Na Espanha, o jornal El País da declarou que Luiz Inácio Lula da Silva arrasou nas eleições presidenciais onde obteve um votação esmagadora contra o candidato do governo José Serra. O diário ainda afirmou que o Brasil deu uma guinada à esquerda. O jornal francês Le Monde ressaltou o fato de que Lula é o primeiro presidente de esquerda eleito no Brasil desde a instauração da República em 1889.

Os jornais dos países vizinhos Uruguai e Argentina não pouparam elogios a Luiz Inácio Lula da Silva. O Clarin, da Argentina, afirmou que Lula teve uma votação consagradora e se impôs claramente a candidatura de José Serra. Para o diário El Pais, do Uruguai, Lula vai governar com todos os setores da sociedade incluindo os empresários.
 

Redação Terra