Notícias Eleições Presidência


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Presidência
Sábado, 28 de setembro de 2002, 17h17 
Lula atinge 49% dos votos válidos pelo Datafolha
 
Arte Terra
 
Últimas sobre Presidência
» Governadores do RS e SC discutem posição do PMDB
» Lula reúne partidos aliados para discutir apoio e participação
» Lula se reúne com aliados para discutir governo
» Ronaldo Lessa diz que dará trégua para Lula
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva chega a 49% dos votos válidos (descontando os brancos e nulos) pela última pesquisa do Datafolha divulgada pelo Jornal Folha de S. Paulo. Lula precisa fazer 50% mais um na votação para vencer a eleição no primeiro turno.

José Serra tem 21% dos válidos, Anthony Garotinho aparece com 16% e Ciro Gomes com 12%. Na pesquisa de 21 de setembro, indicava que Lula tinha 48%. Para obter a projeção de votos válidos, o instituto distribuiu os indecisos, que atingem 5%, proporcionalmente ao índice obtido pelos candidatos.

Na pesquisa estimulada, quando o eleitor tem a lista prévia com os nomes dos candidatos, o petista avançou um ponto, passou de 44% para 45%. Foi o único a crescer. Serra e Garotinho mantiveram as cotações anteriores, de 19% e 15%, respectivamente. Ciro Gomes, da Frente Trabalhista, perdeu dois pontos, caindo de 13% para 11%. José Maria de Almeida, do PSTU, continua com 1%. Rui Pimenta Costa (PCO) manteve 0%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou pra menos. O Datafolha ouviu 6.030 eleitores em 334 cidades do País nos dias 26 e 27 de setembro.

Segundo turno

Lula venceria todos os seus adversários em um eventual 2º turno. Contra Serra, o placar terminaria em 57% a 35%, contra Garotinho seria 57% a 35% e sobre Ciro seria 58% a 32%.

Rejeição

O tucano tem a maior taxa de rejeição, com 35% entre os principais candidatos. Ele avançou um ponto em relação à pesquisa entre os dias 19 e 20 de setembro. Ciro Gomes manteve os 33% do último levantamento. O petista tem a terceira maior taxa, de 27%, queda de dois pontos. O ex-governador do Rio repete a taxa de Lula.
 

Redação Terra