Notícias Eleições Ceará Governo CE Lúcio Gonçalo De Alcântara


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Ceará
Sexta, 25 de outubro de 2002, 14h53 
Candidatos do CE convocam eleitor que se absteve
 
Últimas sobre Lúcio Gonçalo De Alcântara
» Lúcio Alcântara indica secretário de Planejamento do CE
» Lúcio Alcântara irá se reunir com bancada federal no CE
» Lúcio Alcântara implantará programa Ceará Empreendedor
» Movimento Lúcio-Lula protesta contra decisão do TRE-CE
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Os candidatos ao governo do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB) e José Airton Cirilo (PT), chegam ao 2º turno da eleição para governador disputando voto a voto os mais de 4,8 milhões de eleitores. Os dois aproveitam o penúltimo dia de campanha para convocar os 945.124 (19.67%) que não compareceram às urnas no 1º turno para irem votar no domingo.

No primeiro turno, o tucano Lúcio Alcântara só não ganhou as eleições por uma diferença de 0.2% (6 mil votos). Ele obteve 49.8% dos votos, contra 28.3% do petista José Airton. De acordo com a última pesquisa Ibope para o 2º turno, Lúcio tem 54% dos votos válidos, contra 46% de José Airton.

No 1º turno, Lúcio ganhou em 171municípios, contra três de José Airton (Icapuí, Maracanáu e Fortaleza). Sérgio Machado (PMDB), terceiro colocado com 12.12%, venceu em oito cidades. Já Welington Landim (PSB)), quarto lugar com 7.30%, ganhou em dois municípios.

A campanha no 2º turno foi marcada pela troca de acusações. Os ânimos estiveram acirrados nos dois debates realizados (Rádio AM do Povo e TV Verdes Mares). A Justiça Eleitoral mandou fechar os comitês do movimento Lu-Lu (Lúcio Alcântara e Luiz Inácio Lula da Silva), alegando que a Lei Eleitoral obrigar a verticalização das coligações.

Os presidenciáveis Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) visitaram o Estado. Lula reuniu 100 mil pessoas em apoio a José Airton, na Praça do Ferreira, em Fortaleza. José Serra reuniu cerca de 5 mil pessoas em Quixadá, a 170 quilômetros de Fortaleza, em favor de Lúcio. Quem também veio foi a vice de Serra, a deputada federal Rita Camata (PMDB-ES).

Ela almoçou com cerca de 500 pessoas num bufê de Fortaleza, onde pediu votos para Lúcio e Serra. Desembarcaram ainda em Fortaleza, para fazer a campanha de Lúcio, a deputada federal mais votada no Rio (385.111 votos), a juíza aposentada Denise Frossard (PSDB) e o presidente da Câmara Federal e governador eleito por Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB).

Reforçaram a campanha de José Airton o senador mais bem votado do Brasil (10.442.705 votos), deputado Aloísio Mercadante (PT-SP), o prefeito de Recife, João Paulo (PT), a prefeita de Olinda, Luciana Dias (PCdoB), o governador eleito do Piauí, Wellington Dias (PT), o governador reeleito do Acre, Jorge Viana (PT), a deputada federal reeleita Luiza Erundina (PSB-SP), o senador eleito Magno Malta (PL-ES) e o teólogo Leonardo Boff.
 

Agência Nordeste

Copyright Agência Nordeste. Todos os direitos reservados.