Notícias Eleições Minas Gerais Governo MG


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Minas Gerais
Quinta, 17 de outubro de 2002, 09h58 
Acerto de contas de Minas Gerais é adiado
 
Últimas sobre Governo MG
» Itamar e Aécio discutem futuro da Mercedes-Benz em MG
» Aécio discute com líderes do PT e do governo pauta de votações
» Eleiçao de Lula influencia secretariado de Aécio em MG
» Aécio e Itamar discutem medidas para ajudar empresas
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

O encontro entre o governador de Minas Gerais, Itamar Franco (sem partido), o governador eleito, Aécio Neves (PSDB), e o presidente Fernando Henrique Cardoso, previsto para ontem, foi adiado para hoje. O governo federal não havia definido sobre a liberação de recursos para Minas - estimados em R$ 1,9 bilhão - em função do investimento feito pelo Estado em rodovias federais.

De acordo com o governador eleito, Aécio Neves (PSDB), que almoçou com Itamar ontem, em Brasília, não houve tempo para avançar nas negociações porque o ministro dos Transportes, João Henrique Almeida, chegou ao Brasil apenas ontem. "Isso não permitiu que tivéssemos a segurança de que os dados estariam já avançados, o que justificaria o encontro. Então, eu e o Itamar preferimos conversar com mais tranqüilidade", alegou.

O governador eleito não descartou a possibilidade de liberação de parte dos recursos para o Estado antes do prazo para que o Grupo de Trabalho criado pelo governo federal conclua a análise do pedido de Minas. A análise deve ser concluída no fim do mês. O dinheiro seria usado pelo Estado para pagar o 13º salário dos servidores mineiros.

"Essa é a disposição manifestada pelo presidente Fernando Henrique. Do ponto de vista técnico, não vejo qualquer empecilho para que a decisão seja tomada. Pode ser que o encontro com o presidente volte a acontecer", disse Itamar.

O governador afirmou que continua na expectativa sobre a liberação do dinheiro, mas assinalou que é preciso aguardar a conclusão dos trabalhos do Grupo de Trabalho. "Apresentamos reivindicações calcadas em cálculos financeiros naquilo que o Estado acha que tem direito. Só temos de aguardar a decisão final, que já pode ser tomada. Da minha parte, não há nada mais a fazer, mas quero agradecer o tanto que o Aécio tem ajudado", falou.

Itamar revelou que irá enviar o secretário estadual de Fazenda, José Augusto Trópia Reis, a São Paulo hoje ou amanhã para conversar com a assessoria econômica de Lula sobre o projeto do senador José Alencar (PL-MG), candidato a vice do petista, que reduz o comprometimento da receita líquida dos Estados com o pagamento da dívida com a União de 13% para 7%.
 

Hoje em Dia