Notícias Eleições Ceará Governo CE José Airton Felix Cirilo Da Silva


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Ceará
Terça, 8 de outubro de 2002, 16h45 
Lúcio e José Airton articulam adesões no CE
 
Últimas sobre José Airton Felix Cirilo Da Silva
» José Airton quer presidência da Câmara Municipal
» Petista denuncia irregularidades na eleição no Ceará
» Petista pode pedir recontagem de votos no Ceará
» Candidato do PT confirma viagem de Lula amanhã ao CE
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

José Airton (PT) e Lúcio Alcântara (PSDB) disputarão o Governo do Estado do Ceará, no segundo turno, dia 27 deste mês. O resultado oficial das eleições do último dia seis foi divulgado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral, no final da manhã, confirmando a realização do segundo turno.

Lúcio Alcântara alcançou 49,79% dos votos válidos, o equivalente a 1.625.202 votos. José Airton conseguiu 28,33% dos votos válidos, correspondente a 924.690 votos. Tasso Jereissati e Patrícia Gomes foram eleitos para o Senado. Para a Câmara dos Deputados e a Assembléia Legislativa, a surpresa foi a votação do deputado federal Inácio Arruda (PCdoB), com 302.627 votos, e do Delegado Cavalcante (PSD) com 140.829 votos.

O total de eleitores cearenses é de 4.805.259 eleitores. O resultado final da eleição registrou uma abstenção de 19,67%, representando 945.124 eleitores. Foi expressivo o número de votos nulos e brancos. Para o Governo do Estado mais de 430 mil eleitores anularam o voto e mais de 160 mil deixaram em branco. Na votação para o Senado os brancos e nulos são bem maiores em razão do eleitor poder votar, ao mesmo tempo, em dois candidatos. Para deputado federal os votos nulos superaram os 105 mil e os nulos ultrapassaram os 126 mil. Na eleição de deputado estadual os nulos ficaram pouco acima dos 118 mil e os brancos 136 mil.

A procura de informações detalhadas sobre o resultado das eleições proporcionais (deputado estadual e deputado federal) fez com que vários eleitores, familiares e amigos de candidatos comparecessem, ontem, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A relação dos candidatos com os votos obtidos por cada um foi afixada na frente do TRE. Este ano, os interessados foram dispensados do trabalho de fazer os cálculos sobre o quociente eleitoral porque a relação já indicava os nomes dos eleitos. O movimento não foi apenas em frente ao TRE porque alguns preferiram comprar o relatório impresso, no serviço de reprografia.

O Disque Eleições - 2002, um serviço instalado para prestar informações aos eleitores, basicamente, sobre locais de votação, legislação eleitoral e os números dos concorrentes, ontem atendeu a muitas ligações de eleitores que desejavam saber sobre a votação dos seus candidatos. No dia da eleição esse serviço funcionou com 30 pessoas. Ontem, apenas cinco pessoas permaneceram no plantão mas, apesar das eleições terem passado, não faltou serviço.
 

Agência Nordeste

Copyright Agência Nordeste. Todos os direitos reservados.