Notícias Eleições Pernambuco


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Pernambuco
Domingo, 6 de outubro de 2002, 20h23 
Apuração e boca-de-urna indicam vitória total do governo em PE
 
Últimas sobre Pernambuco
» Pefelista de Caruaru consegue a reeleição
» Prefeita de Olinda se reelege no primeiro turno
» Jarbas Vasconcelos reconhece derrota em Recife
» Pernambuco já tem 24 novos prefeitos eleitos
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Parciais da apuração dos votos e o resultado de um pesquisa de boca-de-urna apontam a vitória do "triunvirato" oficial no Estado de Pernambuco. O trio pertence à coligação União por Pernambuco, formada pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que busca a reeleição, mais o vice-presidente Marco Maciel (PFL) e o deputado federal Sérgio Guerra, que disputam o Senado.

O último resultado parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgado com 13,57% dos votos apurados, indica Jarbas Vasconcelos com 61,43% dos votos válidos, seguido de longe pelo representante do PT, Humberto Costa, com 33,61%.

Para o Senado, Maciel detém 30,67% e Guerra 29,29% dos votos válidos. Carlos Wilson (PTB) estava com 19,98%.

A pesquisa de boca-de-urna do Ibope apresentada no início da noite indicou a reeleição do atual governador, com 66% da preferência do eleitorado, enquanto Costa obteve 30%. Pelo levantamento, Maciel chegaria a 41% e Guerra a 38% dos votos válidos.

Com a vitória de Jarbas e Maciel prevista praticamente desde o início da campanha eleitoral, a expectativa entre os eleitores de Pernambuco, que totalizam quase 5,3 milhões, recaía sobre a segunda vaga para o Senado. No início da campanha, as sondagens eleitorais mostravam Carlos Wilson, candidato que acabou polarizando a oposição, como vice-líder na preferência dos eleitores. Wilson, contudo, apresentou redução em seus percentuais desde a semana passada.

BALANÇO DO TRE

Em entrevista à imprensa na começo da noite, o presidente do TRE-PE, Antonio Camarotti, informou que, do total de 16.191 urnas eletrônicas instaladas no Estado, 180 apresentaram problemas e foram substituídas.

"Em sete zonas eleitorais no interior a votação teve de ser feita manualmente", disse ele, acrescentando que nos locais em que isso aconteceu há menos de 400 eleitores em cada seção, o que teria minimizado os transtornos.

Outro balanço do TRE indicou que houve 20 prisões durante o dia na Região Metropolitana do Recife por prática da boca-de-urna. As pessoas, contudo, foram liberadas e deverão responder a inquérito policial.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.