Notícias Eleições Presidência Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira


 boletim tempo SMS fale conosco  

Capa
Notícias
Candidatos
Estados
Jornal do Terra
Pesquisas
Transição 2002
Urna eletrônica
 Últimas eleições
2002
2000
1998
Outras Eleições

 Sites relacionados
TSE
TREs
Partidos

 Fale conosco
Escreva com críticas e sugestões
Presidência
Quarta, 11 de setembro de 2002, 11h15 
Garotinho afirma que foi quem mais combateu o crime no Rio
 
Veja também
Notícias
» Sabatina com Serra é marcada por defesas a FHC
» Paulo Coelho questiona Serra sobre imagem do país
» Serra considera perigoso descriminalizar maconha
» Serra diz que 8 milhões de empregos é o mínimo
» Serra diz que elogiar militares é "coisa do Lula"
» Serra diz ser contra cassinos
» Sabatina com Ciro
» Sabatina com Garotinho
» Sabatina com Lula
Links
» Perfil de José Serra
Galeria de Fotos
» Fotos da campanha de José Serra
Últimas sobre Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira
» Garotinho é contra presença do PSB num governo Lula
» Tucanos tentam atrair Lessa para ter votos de Garotinho
» Garotinho diz que fará campanha para Lula sem PT
» Garotinho já fala em aliança com Lula no 2º turno
Busca
Faça sua pesquisa na Internet:

Uma das perguntas mais pertinentes na sabatina do jornal O Globo com Anthony Garotinho foi sobre a segurança pública. Em resposta ao comentário da colunista Tereza Cruvinel, que afirmou não ter havido êxito nessa questão no governo Garotinho no Rio de Janeiro, o candidato do PSB afirmou que "depende do que se considera êxito".

"Eu aumentei o efetivo da polícia, implementei uma corregedoria externa para que policiais não julgassem policiais, expulsei muitos homens das corporações, transformei as delegacias, que eram verdadeiros ´chiqueiros´, criei delegacias especializadas e estimulei a inteligência investigativa", declarou. Apesar de ter listado todas as suas ações em relação à segurança pública, Garotinho reconheceu que muito mais pode ser feito. "Nunca prometi acabar com a violência no Rio. Mas questiono a forma como não são reconhecidas as coisas que eu fiz nessa área."

Garotinho afirmou, ainda, que jamais houve no Rio uma programa tão extenso de combate à delinqüência, e citou políticas sociais comepnsatórias, como o cheque cidadão. Sobre o poder paralelo existente no Rio de Janeiro, comandado pelo tráfico de drogas, Anthony Garotinho disse que, para combatê-lo, "é preciso ter autoridade". O candidato lembrou que ano passado foram apreendidas 13 mil armas no Rio. "E isso cabe ao governo federal", afirmou.

Falando ainda sobre o poder paralelo comandado pelo tráfico de drogas, Garotinho aproveitou para tecer críticas à governadora Benedita da Silva (PT), candidata à reeleição. "Eu admiro a capacidade intelectual dela, mas de segurança pública, não entende nada", disparou.

O candidato do PSB insistiu que teve uma grande atuação no combate ao crime e propôs, inclusive, um desafio aos jornalistas. "Pergunte aos policiais se algum governador do Rio se reunia de 15 em 15 dias com a comissão de segurança pública. Eu me reunia com várias autoridades desse setor e cobrava relatórios. Tudo o que eu pude fazer, eu fiz. Se eu não fiz mais, me perdoem", disse Garotinho.
 

Redação Terra