PUBLICIDADE

Política

Ibope: Dilma tem 38% de intenções de voto e Aécio, 22%

22 jul 2014 - 21h35
(atualizado às 21h56)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff tem 38% das intenções de voto para presidente da República, contra 22% do candidato do PSDB, Aécio Neves, e 8% de Eduardo Campos, do PSB, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo, divulgada nesta terça-feira. Em seu primeiro levantamento desde que as candidaturas foram oficializadas, o instituto apontou que 16% declararam voto branco ou nulo e 9% não souberam responder.

O Ibope também fez simulações de segundo turno, apesar de apontar que o quadro atual não garante a realização de uma segunda rodada de votação. Numa disputa com Aécio, Dilma venceria as eleições com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano, enquanto 18% declararam voto branco ou nulo e 8% não souberam responder. Já num embate com Campos, Dilma também venceria com 41%, ante 29% do socialista, ao passo que o percentual que afirmou que votará em branco ou anulará foi de 20% e o de que não soube responder foi de 10%.

Pesquisa Datafolha divulgada na semana passada mostrou empate técnico em um eventual segundo turno entre Dilma e Aécio no limite da margem de erro. A pesquisa anterior do Ibope, divulgada em junho, antes da oficialização das candidaturas e, portanto, sem a obrigatoriedade de incluir todos os candidatos registrados, apontou Dilma com 39% das intenções de voto, contra 21% de Aécio e 10% de Campos.

Avaliação de Dilma

A avaliação do governo Dilma ficou estável em relação a junho, com 31% classificando como boa/ótima, enquanto a avaliação péssima/ruim se manteve em 33%. A taxa regular foi de 36%, ante 34% em junho.

O Ibope ouviu 2.002 pessoas entre os dias 18 e 21 de julho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo. O índice de confiança da pesquisa é estimado em 95%.

Guia do eleitor Guia do eleitor

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade