Luiz Inácio Lula da Silva
Nordestino, pobre e retirante

Foto: Divulgação
Clique aqui para ver fotos da vida de Lula
 
Veja também
Capa
Lula presidente
Biografia
Carreira
Fatos marcantes
Articulações políticas
Definição da equipe
Nomes fortes no PT
Os 22 anos do PT
A primeira-dama
As quatro campanhas
Programas de governo desde 1989
Fotos: 1945 a 1988
Fotos: 1989 a 2002
Fotos: a campanha
Poster de Lula
Dê os parabéns
Envie uma sugestão
Luiz Inácio da Silva nasceu em Garanhuns, em Pernambuco, no dia 27 de outubro de 1945, data do registro da Certidão de Nascimento. Mas Lula prefere adotar a certeza da mãe, que garantiu que o filho veio ao mundo no dia 6 do mesmo mês. Curiosamente, são as datas do primeiro e segundo turnos da sucessão de 2002, a quarta disputada pelo nordestino.

De uma família de lavradores pobres, Lula é um dos oito filhos de Aristides e Eurídice. A mãe é apontada como a pessoa que mais marcou sua infância. Quando Eurídice estava grávida de Lula, o pai deixou a família em Garanhuns para tentar a vida em Santos, São Paulo. Em 1956, dona Eurídice decidiu seguir o marido. Vendeu a terra que tinha, colocou a família num pau-de-arara e desceu rumo à cidade portuária. Em Santos, a decepção. Aristides tinha se casado novamente com uma prima da mãe de Lula.

Lula é casado há 28 anos com Marisa Letícia Lula da Silva, sua segunda mulher. A primeira, Maria de Lourdes da Silva, morreu em 1970. O novo presidente tem cinco filhos: Marcos Cláudio, de 31 anos, Lurian, 29, Fábio Luiz, 28, Sandro Luiz, 23, e Luiz Cláudio, 17.

O petista estudou até a 5ª série do antigo Ensino Fundamental, antigo curso primário. Foi numa escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que obteve o diploma técnico de torneiro mecânico. Quando exercia a profissão, perdeu o dedo mínimo da mão esquerda numa prensa. A profissão abriu o caminho para o futuro líder sindical e da esquerda brasileira.

Redação Terra