PUBLICIDADE

Eleitor que não votou no 1º turno pode ir à urna no 2º

20 out 2014 - 10h18
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Quem faltou no primeiro turno deve justificar voto, mas pode ir à urna no segundo</p>
Quem faltou no primeiro turno deve justificar voto, mas pode ir à urna no segundo
Foto: Instagram / Reprodução

Eleitores que não registraram seu voto no primeiro turno das Eleições de 2014 podem ir votar sem preocupação no segundo pleito. O segundo turno definirá no próximo domingo, dia 26 de outubro, o futuro presidente do Brasil e os governadores dos Estados que ainda não tiveram um representante escolhido pela maioria da população.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) esclarece que quem não pôde votar no último dia 5 e tem entre 18 e 69 anos deve se dirigir normalmente à sua zona eleitoral no domingo e participar do segundo turno das eleições. A única implicação é que a ausência no primeiro turno do ano exige a justificativa do voto em até 60 dias após o turno, ação não necessária para votar no segundo.

Caso o eleitor se ausente nesta segunda etapa, porém, será necessária outra justificativa dentro do mesmo limite de tempo: dois meses.  

Eleitores com mais de 70 anos e de 16 e 17 anos também podem votar, embora não haja obrigatoriedade. Todos devem apresentar um documento oficial com foto, ou seja, apenas o título eleitoral não basta, apesar de facilitar no momento da votação, pois ele não tem foto do cidadão.

Os eleitores que não puderem comparecer no dia da eleição devem justificar a ausência em uma mesa receptora de justificativa no mesmo horário da votação - das 8h às 7h. É necessário entregar o formulário de justificativa preenchido e apresentar um documento com foto. A ficha que deve ser preenchida está disponível gratuitamente nos cartórios eleitorais, TRE, internet e locais de justificativa.

Quem estiver fora do Brasil e não votar terá 30 dias a partir da data do seu retorno ao País para justificar. As informações do processo estão no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja o cenário eleitoral nos estados Veja o cenário eleitoral nos estados

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade