PUBLICIDADE

Eleições tiveram 200 processos contra divulgação de dados

27 out 2014 - 20h22
(atualizado às 20h23)
Compartilhar
Exibir comentários

PMDB e PSDB foram os partidos que mais recorreram à Justiça nas eleições deste ano para evitar ou punir a divulgação de conteúdo, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), por meio do projeto Eleição Transparente. Juntos, eles são responsáveis por 73 das 190 ações registradas, ou 38% do total. No ranking, também se destacam os candidatos derrotados ao cargo de governador, Benedito de Lira, de Alagoas, com 14 processos (9%) e Expedido Júnior, de Rondônia, com 13 (6%).

Entre os Estados, Paraná fica à frente com 28 tentativas judiciais de bloquear informações via Justiça Eleitoral. Roberto Requião, que foi vencido na disputa para governador no Estado, é responsável por 13 dessas ações. Em Alagoas, Estado de Lira, foram registradas 21 ações.

Google e Ibope foram as empresas mais atacadas judicialmente pelos candidatos destas eleições. Ogigante das buscas recebeu 136 processos (72%), enquanto o instituto de pesquisas recebeu 29 (15%).

No total, 37 ações tiveram como alvo pesquisas de intenção de voto em todo o País. Fora Ibope, empresas como Datafolha, Ipespe e Souza Lopes receberam 19% dos processos registrados.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade