PUBLICIDADE

Eleição para governador tem 171 candidatos em todo o Brasil

28 jul 2014 - 09h23
(atualizado às 09h24)
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 5 de outubro, mais de 141 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger os governadores de seus Estados. De acordo com o TSE, 171 candidatos vão concorrer a 27 vagas de governador – com uma concorrência de 6,3 candidatos por vaga.

Conheça os candidatos nas eleições 2014 Conheça os candidatos nas eleições 2014

Nas eleições deste ano, cinco cargos estão em disputa. Além de governador, o eleitor brasileiro poderá eleger presidente, senador, deputado federal e deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal).

Guia do eleitor Guia do eleitor

De acordo com a Justiça Eleitoral, dos 171 candidatos ao governo dos Estados, 42 (24,5% do total) tem entre 50 e 54 anos e 79,5% (136) concluíram curso superior. A profissão mais comum entre os candidatos é a de advogado. O partido que mais indicou candidatos aos governos estaduais é o Psol (27), seguido pelo PMDB (18) e pelo PT (17).

O governador do Estado é a autoridade máxima do Poder Executivo local. Além das funções burocráticas, como sancionar, promulgar leis e nomear os secretários, o governador deve formular políticas públicas para melhorar a vida da população nas áreas de saúde, educação e saneamento, por exemplo.

Coligações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo CamposColigações partidárias: Dilma, Aécio e Eduardo Campos

Coligações e tempo de TV Coligações e tempo de TV

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade