PUBLICIDADE

Eduardo Campos morre em queda de avião em Santos

13 ago 2014 - 12h33
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Eduardo Campos era candidato à Presidência da República pelo PSB</p>
Eduardo Campos era candidato à Presidência da República pelo PSB
Foto: Daniel Ramalho / Terra

O candidato à presidência pelo PSB, Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira em um acidente de avião em Santos. A aeronave Cessna 560 XL decolou do aeroporto Santos Dumont com destino a Guarujá, mas perdeu contato com o controle tráfego aéreo depois de ter arremetido a uma tentativa de pousar por conta do mau tempo. 

A companhia Líder Aviação, que cuidou do embarque dos passageiros, informou a lista oficial de passageiros que estavam no avião:

Eduardo Henrique Acioly Campos - candidato a presidente pelo PSB

Pedro Almeida Valadares Neto - assessor direto de Eduardo Campos

Carlos Augusto Ramos Leal Filho - assessor de imprensa do candidato

Alexandre Severo Gomes e Silva - fotógrafo oficial da campanha

Marcelo de Oliveira Lyra - cinegrafista da campanha

Pilotos: comandante Marcos Martins, comandante José Stoffel Filho.

Campos, terceiro nas pesquisas para as eleições de 5 de outubro e companheiro de chapa de Marina Silva, tinha um compromisso de campanha em Santos, no litoral paulista, às 10h30 e não apareceu. De acordo com a assessoria da Rede, de Marina Silva, vice na chapa de Eduardo, ela não estava a bordo do voo.

Segundo o Comando da Aeronáutica, a aeronave é um Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, viajava do Rio de Janeiro para o aeroporto do Guarujá e perdeu contato com o controle de tráfego aéreo durante o trajeto. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), quando se preparava para o pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo.

A queda aconteceu pouco depois das 10h. A poucos metros do local onde a aeronave caiu funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica. A região é, em grande parte, ocupada por casas e comércios.

Leitor filma prédio atingido por avião de Eduardo Campos:

Irmão de Eduardo comenta sua morte

Em entrevista ao Globo News, o irmão de Eduardo Campos comentou a morte do político. "Perdi um irmão muito amado que foi um grande amigo. Falei com ele hoje às 6h59. Eduardo morreu no mesmo dia de meu avô, mas morreu lutando por seus ideais, pelo que acreditava. Esse legado de luta, tentando mudar o Brasil, melhorar o Brasil. Ele estava feliz com a participação positiva dele no Jornal Nacional. A família está sob violento impacto, vai esperar Eduardo em Pernambuco. Ele vai ser enterrado no túmulo do meu avô no cemitério Santo Amaro”, disse Antônio ao Globo News.

Neto de político, Eduardo Campos fez carreira em Pernambuco

Eduardo Henrique Accioly Campos, candidato à Presidência da República pelo PSB, nasceu no dia 10 de agosto de 1965, no Recife. Campos era filho do poeta e escritor Maximiano Campos e de Ana Arraes, ex-deputada federal e atual ministra do Tribunal de Contas da União. Era também neto de Miguel Arraes, que foi eleito deputado federal em 1982.

Aos 20 anos, formou-se em economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Em 1986, abdicou do mestrado que faria nos Estados Unidos para se envolver na campanha que elegeu seu avô governador do Estado de Pernambuco. Já em 1990, entra para o PSB e é eleito deputado estadual.

Em 1994, com 29 anos, é eleito deputado federal com 133 mil votos. Pede licença do cargo para integrar o governo do avô como secretário de governo e, depois, como secretário da Fazenda, entre 1995 e 1998, ano em que foi eleito deputado federal novamente, com 173.657 votos, a maior votação em Pernambuco.

Em 2003, mais uma vez eleito deputado federal, alia-se ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva e participa das reformas da previdência e tributária. Em 2004, assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia do governo Lula.

Em 2005, ano da morte de seu avô Maximiano Campos, assume a presidência nacional do PSB.

Foi eleito governador do Estado de Pernambuco em 2006, com 60% dos votos. Nas eleições de 2010, foi reeleito com 83% dos votos válidos.

Em 2013, o PSB rompe com o governo Dilma Rousseff, entregando todos os cargos que o partido ocupava. Com isso, Campos dava início a seu projeto de se candidatar à Presidência da República no ano seguinte.

No dia 4 de abril de 2014, renunciou ao governo para se candidatar, ao lado de Marina Silva, à presidência

Casado com Renata Campos, com quem namorava desde a adolescência, Eduardo Campos era pai de cinco filhos – Maria Eduarda, João, Pedro, José e Miguel, que nasceu no dia 28 de janeiro deste ano. O nome do caçula é uma homenagem ao avô de Campos, Miguel Arraes.

Veja o local do acidente:

 

 

 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade