PUBLICIDADE

Política

Palmas: eleito, Amastha é colombiano e 4º candidato mais rico do País

7 out 2012 - 19h52
(atualizado às 22h38)
Compartilhar
Luana Fernanda
Direto de Palmas

Carlos Amastha, empresário, 51 anos. Nunca ocupou nenhum cargo político. É natural da cidade de Barranquilla, norte da Colômbia, e filho de um médico comunista. Disputando pela primeira vez uma eleição, Amastha chegou ao Brasil aos 22 anos. Na Colômbia, o candidato trabalhava para uma empresa argentina, onde vendia cursos de inglês.

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

O colombiano é dono de um patrimônio de R$ 18 milhões e é o quarto candidato a prefeito mais rico do Brasil. "Vou fazer 52 anos. Sou homem bem-sucedido como profissional, como esposo, pai de família. A gente tem uma independência e acho que é o momento oportuno para fazer uma mudança de vida", afirma sobre a decisão de se candidatar.

O brasileiro naturalizado é casado e pai de três filhos. Já morou em Curitiba, no Paraná. É empresário no ramo de shoppings centers. Chegou em Palmas há cerca de 10 anos para investir na educação à distância. Também construiu um shopping na capital tocantinense.

Em Palmas, começou a se envolver na política quando se posicionou contrariamente à expansão do Plano Diretor da Capital em 2011, proposta defendida pelos vereadores palmenses. Foi filiado ao PSB, PV e atualmente está no PP.

Sua coligação, "Um Novo Caminho é Possível", tendo como candidato a vice-prefeito o deputado estadual Sargento Aragão (PPS), é aliada ao PPS e ao PCdoB. Amastha tinha 38 candidatos a vereador em sua coligação.

O empresário liderava as pesquisas à prefeitura de Palmas. Saiu de 1% no início da campanha para 47% nos levantamentos de intenção de voto divulgados próximos ao dia da eleição.

No decorrer de sua campanha, defendeu bandeiras relacionadas às mudanças em todas as áreas sociais. Um dos desafios do candidato foi ser conhecido pela população de baixa renda, como também se defender das acusações por ser um estrangeiro.

Carlos Amastha (PP), empresário do ramos dos shopping centers, disputou cargo público pela primeira vez em 2012
Carlos Amastha (PP), empresário do ramos dos shopping centers, disputou cargo público pela primeira vez em 2012
Foto: Divulgação
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade