PUBLICIDADE

Política

Haddad inicia transição com Kassab: 'será republicana e de alto nível'

30 out 2012 - 17h03
(atualizado às 17h59)
Compartilhar
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

Eleito no último domingo o novo prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad encontrou-se com o atual gestor da cidade, Gilberto Kassab, na tarde desta terça-feira, no Palácio do Anhangabaú, dando inícios as tratativas da transição de governo. Após mais de uma hora de conversa com Kassab, o ex-ministro da Educação afirmou que a passagem de governo será "republicana e de alto nível".

Veja o cenário eleitoral no País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Lula, alianças e projetos: veja 10 segredos da vitória de Haddad

Petista Fernando Haddad é o novo prefeito de São Paulo

"Os princípios da transição foram estabelecidos de comum acordo e quero tranquilizar (a população) de que vai ser uma transição republicana, de alto nível. As equipes vão começar a se reunir, conversar e vamos dar sequência tranquila às iniciativas da prefeitura e estabelecer o caminho para execução do plano de governo aprovado nas urnas", afirmou Fernando Haddad.

Com a visita à Prefeitura da capital paulista, o petista encerra uma agenda protocolar que iniciou com a presidente da República Dilma Rousseff, em Brasília, na segunda-feira, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, na manhã desta terça.

Haddad fez questão de agradecer Kassab e disse que os projetos que estão em andamento na capital paulista não deixarão de ser concluídos.

"Queremos agradecer o prefeito que nos atendeu imediatamente. Concluo visitas muito importantes para cidade, com a presidenta, Alckmin e Kassab, deixando claro que não vou só estabelecer novas parcerias com o governo estadual e federal, como pretendo, mas manter os programas da prefeitura que correspondem e executar o plano que foi apresentado durante as eleições", afirmou o prefeito eleito.

Gilberto Kassab disse que, além de estar disponível para dúvidas a respeito de sua gestão, deixará uma sala na prefeitura para o prefeito eleito Haddad e um escritório na Praça da Sé para reuniões entre as equipes.

"O prefeito colocou sua equipe à disposição para termos clareza do que está em curso e que não será descontinuado por nós. Recebi um gesto de muita amizade do Kassab que apresentou seu chefe de equipe a Antonio Donato (coordenador de campanha de Haddad) para dar seguimento às tratativas que vão durar esses próximos meses. Estamos em condições ótimas de promover um entendimento tranquilo", afirmou Haddad.

O atual gestor da capital paulista também agradeceu a visita de "cortesia" de Haddad e disse que ajudará o petista a cumprir seus objetivos traçados durante a campanha eleitoral.

"Em algumas semanas estará como prefeito nesse prédio exercendo o seu cargo. Uma visita protocolar, de cortesia, mas muito amiga. E hoje se inicia formalmente o processo de transição, que será com certeza referência para todos aqueles que entendem que a democracia é importante por conta processo eleitoral, da alternância de poder", afirmou Kassab, antes de elogiar o petista.

"Ele é uma pessoa capacitada, inteligente, com boa formação moral, com boa formação técnica, com experiência na vida pública. E São Paulo estará em ótimas mãos. Ele irá compor uma extraordinária equipe e irá corresponder as expectativas. Tenho certeza que daqui 4 anos entregará uma cidade melhor", completou.

Equipe de transição

O coordenador de campanha de Haddad e vereador pelo PT Antonio Donato apresentou os primeiros nomes da equipe do prefeito eleito que comandarão a transição do governo. Além do próprio Donato, Luis Fernando Massonetto, especialista na área jurídica e professor da Universidade de São Paulo (USP), e Ursula Peres, também professora da USP e especialista em finanças públicas, estarão na equipe de transição. "Evidentemente esses três comandarão o processo e a equipe irá aumentar", afirmou Donato.

Já na equipe de Kassab, quem irá ajudar os próximos gestores de São Paulo será Nelson Harvey, secretário de governo do atual prefeito.

"Hoje foi uma primeira reunião. Definidos um processo de conversa entre eu e o Nelson e na quinta feita iremos estabelecer outras coisas. Eles se dispuseram em mostrar as informações da gestão o mais rápido possível", afirmou o vereador.

Haddad se encontrou com o atual prefeito, Gilberto Kassab, no Palácio do Anhangabaú, para planejar a transição
Haddad se encontrou com o atual prefeito, Gilberto Kassab, no Palácio do Anhangabaú, para planejar a transição
Foto: Marcos Bezerra / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade