PUBLICIDADE

Política

Para Haddad, Serra pode perder votos por conta de falso blog

27 out 2012 - 11h36
(atualizado às 11h58)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de São Paulo

Antes de carreata pela zona sul de São Paulo na manhã de sábado, Fernando Haddad abordou de maneira mais objetiva a criação de um falso blog com ideias que não constam em seu programa de governo. Amparado em dados da operadora GVT e do provedor Google, o PT atribui a realização da página a uma empresa contratada pela coligação de José Serra. Na opinião do petista, a polêmica pode ter efeito negativo para o adversário.

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

"É desfavorável a ele, porque está identificado o responsável", disse Haddad. A criação da página foi feita pela empresa Soluções Originais em Desenvolvimento e Arte Ltda (Soda Virtual), que já recebeu R$ 531 mil do comitê financeiro de Serra. "Fazer blog falso não combina com o PSDB. (...) Não chegou a criar (um efeito) porque a reação do ministério foi muito pronta", analisou. O ex-ministro da educação ainda lamentou a informação de que São Paulo não receberia o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Com o sentimento da juventude se preparando, com esperança de fazer faculdade, não se faz esse tipo de coisa. Sinceramente, não vale a pena usar esse expediente para ganhar um voto a mais. Isso do Enem me chateou muito". A menos de 24 horas da abertura das urnas, entretanto, Haddad evitou abordar o adversário em outras questões, como propostas apresentadas na última semana. Em contrapartida, o petista insistiu na ideia de que seu plano de governo pode fazer a diferença no domingo.

"São Paulo pode mais. É muito grande, muito rica, não pode perder a liderança e o protagonismo nacional. Só que a cidade reage muito rapidamente, é muito bom. O plano de governo é a marca da campanha. Ninguém apostou tanto em ideias como nós. Foi uma aposta forte de que São Paulo precisava de ideias para enxergar um futuro. É inédito na história da cidade com tanta antecedência. Foi apresentado com dois meses, com a possibilidade de que qualquer cidadão pudesse entrar no meu site e fazer uma leitura crítica das propostas. É uma cultura boa para as próximas eleições. Dessa vez prevaleceu a força as ideias".

Haddad, que ainda destacou a presidente Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva como "maiores líderes políticos do País", realiza carreata na região do Grajaú, na zona sul, e à tarde vai até Cidade Tiradentes, no extremo leste da capital.

Questionado a respeito do assunto na última sexta-feira, após a realização do debate na TV Globo, Serra recusou-se a responder e afirmou que a campanha de seu adversário espalhou faixas contra o candidato tucano pela capital paulista.

"Eu sugiro você fazer a lista de todas as nossas representações também e aí fazemos um debate a respeito delas. Hoje eles colaram fotos minhas pela cidade adulteradas. Em matéria de baixaria eles são imbatíveis. O que eles costumam fazer, eles atribuem aos outros. Eu proponho que façamos um seminário, sobre tudo o que foi feito e aí analisamos", afirmou.

Haddad ao lado de Gabriel Chalita (PMDB) em carreata no Grajaú
Haddad ao lado de Gabriel Chalita (PMDB) em carreata no Grajaú
Foto: Luiz Claudio Barbosa / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade