PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Grupo organiza 'ato de repúdio' contra Russomanno no Facebook

26 set 2012 - 18h59
(atualizado às 19h02)
Compartilhar
Mariana Ghirello
Direto de São Paulo

A popularidade do candidato Celso Russomanno (PRB), que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para prefeito de São Paulo, motivou um grupo no Facebook a organizar um manifesto contra ele. A razão, segundo o organizador do "ato de repúdio", o professor de português Junior Vieira, são propostas "que não acrescentam nada para a cidade". Vieira afirma não ter filiação partidária e alega que o protesto não visa beneficiar nenhum adversário de Russomanno. Entretanto, em sua página pessoal na rede social, ele declara apoio ao petista Fernando Haddad e compartilha conteúdo crítico ao tucano José Serra.

A menos de duas semanas das eleições, os candidatos a prefeito de São Paulo elevaram o tom e fizeram acusações durante o debate promovido na última segunda-feira pela TV Gazeta, em parceria com o Portal Terra. O Terra separou algumas frases de impacto trocadas pelos postulantes. Confira!
A menos de duas semanas das eleições, os candidatos a prefeito de São Paulo elevaram o tom e fizeram acusações durante o debate promovido na última segunda-feira pela TV Gazeta, em parceria com o Portal Terra. O Terra separou algumas frases de impacto trocadas pelos postulantes. Confira!
Foto: Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O evento intitulado "Ta RU$$o MANO!" tem até o momento mais de 900 participantes confirmados e está marcado para o próximo domingo (30), na Praça da República, no centro de São Paulo. Segundo Junior Vieira, outras atividades estão sendo preparadas para o dia e devem ser divulgadas até o fim da semana. Ele e o professor de história Mário Mendes, de instituições particulares de ensino, acreditam que a comunidade vai trazer o debate e a "ação efetiva do exercício da cidadania".

Dentre as propostas mais criticadas na página do evento está a "militarização das escolas" - em referência à ideia de Russomanno de aumentar a presença de policiais e guardas municipais nas escolas - além da proximidade do candidato do PRB com a religião. Russomanno é apoiado pela Igreja Universal do Reino de Deus, que tem o controle da maior parte dos cargos da direção do partido.

A comunidade registra diversos posts com notícias sobre o candidato, que vão desde pesquisas eleitorais até denúncias sobre o passado do candidato. Logo na descrição, os organizadores expõem seus motivos contra Russomanno e pedem que nenhum outro candidato seja divulgado, "podemos nos juntar em torno de um ideal que é comum, que é a não concordância com o projeto deste político e sobretudo de quem está por trás dele".

A imagem do evento é uma caricatura que mistura o rosto de Celso Russomanno e do bispo Edir Macedo, fazendo alusão ao personagem dos quadrinhos Duas Caras, do Batman. As pessoas que confirmaram presença são simpatizantes de vários partidos e candidatos.

Vieira afirma que a ideia surgiu após conversas com amigos e que a manifestação não está ligada a nenhum partido. "Dentro do grupo, cada um tem sua opinião, mas ela surgiu como um movimento civil em torno de um mesmo ideal", conta. O objetivo, segundo o organizador, é fazer uma manifestação pacífica sem impedir tráfego de carros ou pessoas.

O organizador do evento critica a ligação de Russomanno e de outros candidatos com a religião. "O Estado é laico e deve permanecer", ressalta. Ele diz que é natural que a religião faça parte da campanha, mas que o discurso feito nas igrejas, mostrado em vídeo, preocupa. "Em um deles, o pastor diz que a eleição do candidato é parte de um passo bem dado, para alcançar algo bem maior", comenta.

Vieira afirma também que as propostas de Celso Russomanno são "genéricas" e sem detalhamento de como serão aplicadas. Além do preço da passagem de ônibus diferenciada pelo trajeto percorrido, onde quem anda menos paga menos, Vieira diz que a identificação biométrica, prometida pelo candidato, é uma proposta "irrealista".

Mais segurança

Celso Russomanno afirmou que a proposta de aumentar o policiamento nas escolas vem de encontro às reinvindicações de professores da rede pública municipal. "Eu fui ao sindicato dos professores, fui ao sindicato dos gestores, eu falei disso e eles aplaudiram. Eles sabem o que estão passando", disse o candidato ao rebater parte dos argumentos da manifestação que está sendo organizada contra ele.

Para o candidato, quem não gosta da proposta não trabalha em escola pública. "Não são professores que não são da rede pública municipal que vão falar a esse respeito, vão falar aqueles que sentem o que estão passando, que estão sendo ameaçados. Há droga dentro das escolas, e no entorno das escolas, as pessoas sem condição de trabalhar".

Celso Russomanno reforçou, que se eleito, irá colocar a ideia em prática.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade