PUBLICIDADE

Política

SP: Serra elogia pontualidade de metrô e é vaiado em viagem

17 ago 2012 - 14h04
(atualizado às 15h37)
Compartilhar

Thais Sabino
Direto de São Paulo

O candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSDB, José Serra, viajou de metrô e trem na tarde desta sexta-feira. Acompanhado do governador Geraldo Alckmin e de assessores, Serra partiu da estação Berrini, da Linha 9-Esmeralda da CPTM, e desembarcou na estação Faria Lima. Mesmo fora do horário de pico, os vagões estavam cheios. Sobre a superlotação nos meios de transporte na capital, Serra disse que o número de passageiros do metrô duplicou. "Isso é a prova que as pessoas preferem os trilhos. Metrô, mesmo lotado, tem pontualidade garantida", afirmou.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja os salários de prefeitos e vereadores nas capitais

Entenda como funciona a Justiça Eleitoral

Durante a viagem, o candidato foi vaiado por alguns passageiros. As pessoas pediam para que ele voltasse em horário de pico, e também reclamaram que, apesar de os trens serem novos, o sistema ainda é antigo. Um dos assessores do candidato teve que afastar um reclamante durante o passeio.

Na última quarta-feira, o candidato afirmou que o trânsito em São Paulo, de 2005 para cá, não piorou nem melhorou. Segundo ele, a expansão do metrô, criação de novas estações, do Rodoanel e a nova marginal contribuíram para que o tráfego não piorasse. "Mas entram de 500 a 700 novos veículos em São Paulo (por dia), temos 7 milhões de carros". Perguntado como ele faria para melhorar o trânsito nos seus quatro anos de gestão, ele disse: "vamos criar mais estações, mais linhas de metrô e uma hora vamos ganhar essa corrida".

Serra prevê a construção de mais estações na Linha Verde do metrô até Cidade Tiradentes, e a extensão do monotrilho até São Bernardo do Campo e a criação da linha branca, que vai ligar São Paulo a Guarulhos. Ao todo, serão sete novas linhas em funcionamento.

Ele enfatizou que vai buscar uma parceria com o governo estadual para as obras no transporte. "É essa dobradinha (Alckmin-Serra) que vai fazer a diferença", disse. O candidato também disse pode destinar verba de cerca R$ 1 bilhão para o metrô.

O tucano preferiu não comentar o resultado da pesquisa Ibope, divulgado na última quinta-feira, em que aparece empatado com o candidato do PRB, Celso Russomanno, e com desvantagem no segundo turno.

Terra

Colaborou com esta notícia a internauta Fernanda Libretti do Gando, de São Paulo (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

José Serra e Geraldo Alckmin na estação Faria Lima, em São Paulo
José Serra e Geraldo Alckmin na estação Faria Lima, em São Paulo
Foto: Fernanda Libretti do Gando / vc repórter
vc repórter
Compartilhar
Publicidade