PUBLICIDADE

Política

RS: Paulo Borges é contra o metrô e sugere modelo aéreo chinês

28 mai 2012 - 13h17
(atualizado às 15h53)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

Se depender do pré-candidato Democrata à prefeitura de Porto Alegre (RS), Paulo Borges, a proposta para a viabilização do metrô na cidade seria substituída por um modelo chinês que, segundo ele, é mais viável economicamente. Em sabatina promovida pelo Terra/SBT, o deputado estadual afirmou que é contra o metrô e disse que a alternativa chinesa - uma espécie de "metrô aéreo" - nem foi pesquisada ou cogitada. A íntegra da sabatina vai ao ar na tarde de hoje.

Porto Alegre: Paulo Borges é sabatinado pelo Terra e SBT:

"Eu sou contra o metrô e gostaria de implantar um sistema que existe na China. É um ônibus sem pneus, como se fosse um metrô aéreo, e os carros andam por baixo. Imagina formatar uma avenida larga, como a Ipiranga, com estruturas metálicas? Custa 30% do preço do metrô e não precisa furar nada. É um modelo que já está pronto", explicou Borges.

O parlamentar ressaltou, porém, que não pretende barrar a construção da obra: "Eu não tenho mais o que fazer se for eleito. Se tivessem pensado antes e pesquisado, não teriam entrado nessa do metrô. Mas ninguém vai negar uma estrutura já pronta, claro que é uma solução interessante".

O anúncio da obra foi feito no ano passado, após o lançamento do PAC da Mobilidade Urbana. Porto Alegre foi incluída no grupo 1, com maiores recursos, e um teto de gastos de R$ 2,4 bilhões para construção de linhas de metrô. O projeto foi cadastrado no site do Ministério das Cidades e a previsão da prefeitura era que as obras iniciassem no segundo semestre deste ano. Atualmente, o projeto está em fase de modelagem financeira.

Críticas a Fortunati

Na sabatina, Paulo Borges criticou o atual prefeito, José Fortunati (PDT) - que irá concorrer ao pleito -, dizendo que "nada foi feito" para a Copa do Mundo de 2014. "Todos os pontos estão sendo esquecidos. Que grande obra se vê hoje? O grupo do Fortunati está há 8 anos no comando e o que ele fez para conseguir viabilizar alguma coisa? Nada foi feito. Porto Alegre é a cidade do papel e da maquete. Mas não sai do papel", alfinetou.

À frente do PT e PSDB na última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, com 9,2% das intenções de voto, ele também afirmou que uma aliança com os tucanos só deve acontecer se ele for cabeça de chapa, já que seu desempenho é superior ao de Nelson Marchezan Júnior. "Conversamos com o PSDB, há dois meses, e combinamos que, quem fosse melhor nas pesquisas, seria o cabeça de chapa. São dois nomes bons. Fica difícil eu, com 9,2%, não ir".

De acordo com a pesquisa, divulgada na última quinta-feira, Manuela D'Ávila (PCdoB) lidera as intenções de voto, com 41,3%, seguida do atual prefeito, José Fortunati (PDT), que tem 28,7%. Adão Villaverde (PT) aparece com 5,7% e Nelson Marchezan Júnior é o quinto, com 3,9%. Paulo Borges defende uma "alternativa de centro-direita" e acha difícil o PSDB não ir com candidato próprio no primeiro turno: "Parece que existe uma vontade grande da nacional do PSDB de ir com uma candidatura própria. Eu não sei se eles vão abrir mão".

Sobre a sabatina

Com base na pesquisa de intenções de votos do Ibope, divulgada em 9 de abril, foram convidados a participar da sabatina Terra/SBT os cinco pré-candidatos com melhor desempenho no levantamento. O prefeito José Fortunati (PDT), que tenta permanecer no cargo, o deputado federal e pré-candidato do PSDB Nelson Marchezan Júnior e Paulo Borges já foram sabatinados. No dia 30 de maio será a vez do deputado estadual Adão Villaverde (PT) e, por fim, da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), no dia 4 de junho.

Sobre o Terra

O Terra é uma das 30 maiores empresas líderes de mídia digital no mundo, com uma audiência mensal de cerca de 100 milhões de pessoas, graças ao conteúdo de entretenimento, esportes e informação, em português, espanhol e inglês. Seu conteúdo é oferecido em 19 países nas Américas e Europa, em uma variedade de telas e dispositivos conectados, incluindo PCs, tablets, smartphones, TVs conectadas e telas de DOOH. Escolhida no ano passado como uma das "Empresas Mais Inovadoras do Mundo" pela revista americana Fast Company, o Terra vem, ao longo de sua história, revolucionando a forma como as pessoas consomem conteúdo e serviços digitais.

Além do conteúdo informativo de seus portais, vale destacar serviços e produtos reconhecidos mundialmente, como o serviço de música digital Sonora e sua plataforma de vídeo on-demand Sundaytv. Também têm papel de destaque as transmissões ao vivo de grandes shows, em sua plataforma Terra Live Music in Concert, assim como o de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos.

Sobre o SBT

Rede de televisão com 30 anos de história, o SBT atinge 186 milhões de telespectadores e está presente em 97% dos lares brasileiros com televisão. A equipe de jornalismo foi recentemente reforçada, e hoje o time de apresentadores do SBT conta com Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Karyn Bravo, Hermano Henning, Analice Nicolau e Joyce Ribeiro, entre outros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade