PUBLICIDADE

Política

Paulo Borges exige cabeça de chapa em aliança com PSDB no RS

Paulo Borges exige cabeça de chapa em aliança com PSDB no RS

28 mai 2012 - 10h26
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

À frente do PT e PSDB na última pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, com 9,2% das intenções de voto, o pré-candidato do DEM à prefeitura de Porto Alegre (RS), deputado estadual Paulo Borges, disse nesta segunda-feira, na sabatina Terra/SBT, que uma aliança com os tucanos só deve acontecer se ele for cabeça de chapa, já que seu desempenho é superior ao de Nelson Marchezan Júnior. "Conversamos com o PSDB, há dois meses, e combinamos que, quem fosse melhor nas pesquisas, seria o cabeça de chapa. São dois nomes bons. Fica difícil eu, com 9,2%, não ir", afirmou. A íntegra da sabatina com o pré-candidato irá ao ar nesta tarde.

De acordo com a pesquisa, divulgada na última quinta-feira, Manuela D'Ávila (PCdoB) lidera as intenções de voto, com 41,3%, seguida do atual prefeito, José Fortunati (PDT), que tem 28,7%. Adão Villaverde (PT) aparece com 5,7% e Nelson Marchezan Júnior é o quinto, com 3,9%. Paulo Borges defende uma "alternativa de centro-direita" e acha difícil o PSDB não ir com candidato próprio no primeiro turno: "Parece que existe uma vontade grande da nacional do PSDB de ir com uma candidatura própria. Eu não sei se eles vão abrir mão".

"Porto Alegre tem comigo uma via alternativa de centro-direita. Hoje há um vácuo e as pessoas não gostam do que está aí, a opção ficou vazia. Acho que minha candidatura se encaixa bem nisso", salientou Paulo Borges. Deputado estadual mais votado das eleições de 2006 com 113.151 votos, ele teve sua carreira política catapultada pela fama de repórter de meteorologia da RBS TV, emissora de televisão local. Apesar de reeleito em 2010, como único representante de seu partido na Assembleia Legislativa gaúcha, viu seu eleitorado cair para 36.751 votos.

Esquerda e direita

Questionado se a pré-candidatura é uma estratégia para ter seu nome na mídia, visando às eleições para deputado, em 2014, ele disse que entra "para ganhar". "Como eu quero fazer uma campanha de centro-direita, acredito que alguém de centro-esquerda vá ocupar a vaga no segundo turno. Se eu não criar essa opção para o porto-alegrense, o voto útil dos meus eleitores vai cair em cima do Fortunati", acredita Borges.

No parlamento, ele atuou como vice-presidente da Comissão de Ética e da CPI dos Pedágios e foi titular das comissões de Educação e Cultura, Desporto, Saúde e Meio Ambiente. Participou da CPI da Corrupção e criou leis como a que estabelece comitês de Tolerância Zero Contra o Câncer de Mama nos municípios gaúchos. Ainda na área da saúde, criou a Frente Parlamentar de Combate à Aids e promoveu campanhas de combate ao consumo de crack.

Sobre a sabatina

Com base na pesquisa de intenções de votos do Ibope, divulgada em 9 de abril, foram convidados a participar da sabatina Terra/SBT os cinco pré-candidatos com melhor desempenho no levantamento. O prefeito José Fortunati (PDT), que tenta permanecer no cargo, o deputado federal e pré-candidato do PSDB Nelson Marchezan Júnior e Paulo Borges já foram sabatinados. No dia 30 de maio será a vez do deputado estadual Adão Villaverde (PT) e, por fim, da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB), no dia 4 de junho.

Sobre o Terra

O Terra é uma das 30 maiores empresas líderes de mídia digital no mundo, com uma audiência mensal de cerca de 100 milhões de pessoas, graças ao conteúdo de entretenimento, esportes e informação, em português, espanhol e inglês. Seu conteúdo é oferecido em 19 países nas Américas e Europa, em uma variedade de telas e dispositivos conectados, incluindo PCs, tablets, smartphones, TVs conectadas e telas de DOOH. Escolhida no ano passado como uma das "Empresas Mais Inovadoras do Mundo" pela revista americana Fast Company, o Terra vem, ao longo de sua história, revolucionando a forma como as pessoas consomem conteúdo e serviços digitais.

Além do conteúdo informativo de seus portais, vale destacar serviços e produtos reconhecidos mundialmente, como o serviço de música digital Sonora e sua plataforma de vídeo on-demand Sundaytv. Também têm papel de destaque as transmissões ao vivo de grandes shows, em sua plataforma Terra Live Music in Concert, assim como o de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos.

Porto Alegre: Paulo Borges é sabatinado pelo Terra e SBT:

Sobre o SBT

Rede de televisão com 30 anos de história, o SBT atinge 186 milhões de telespectadores e está presente em 97% dos lares brasileiros com televisão. A equipe de jornalismo foi recentemente reforçada, e hoje o time de apresentadores do SBT conta com Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Karyn Bravo, Hermano Henning, Analice Nicolau e Joyce Ribeiro, entre outros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade