Sabatinas Terra/SBT
 
 

Notícias » Eleições » Eleições 2012 » Eleições 2012

 Fortunati: eleitor quer acima de tudo compromisso com a cidade
21 de maio de 2012 10h29 atualizado às 18h51

Terra e SBT sabatinam prefeito de Porto Alegre José Fortunati

Mauricio Tonetto
Direto de Porto Alegre

O prefeito José Fortunati (PDT) aposta na gestão para continuar no comando de Porto Alegre. De acordo com o pré-candidato, a avaliação do seu governo será fundamental para definir os rumos da eleição e ele se mostra confiante com a opinião da população acerca de sua administração, conforme afirmou nesta segunda-feira na sabatina realizada pelo Terra e SBT.

A respeito do cenário eleitoral que se desenha na capital gaúcha, o pedetista considera haver duas candidaturas viáveis, além da sua. Como maiores adversários apontou o deputado estadual Adão Villaverde (PT), e a deputada federal Manuela D'ávila (PCdoB). Sobre a comunista, quando questionado sobre os diferencias que a pré-candidata apresenta, como a beleza e o carisma, Fortunati afiançou que outros fatores são mais decisivos para o eleitor. "Eu acho que o eleitor de Porto Alegre leva em consideração a beleza, a juventude, a experiência, mas, acima de tudo, ele quer saber como os candidatos se comportam, qual é o seu procedimento, quais são as suas propostas e seu compromisso com a cidade e nesse aspecto estou muito tranquilo", assegurou.

Pela última pesquisa Ibope, Fortunati aparece em segundo lugar nas intenções de voto (29%), tendo Manuela a sua frente. Na oportunidade, quatro cenários foram propostos na pesquisa estimulada e em todos a comunista se manteve na liderança. As simulações incluíram dois possíveis candidatos do PMDB (Ibsen Pinheiro e Sebastião Melo), que já desistiram para apoiar Fortunati. Também considerou dois do PSDB, Nelson Marchezan Jr. e Wambert Di Lorenzo. Paulo Borges (DEM) não superou 7% nos quatro cenários, e Adão Villaverde (PT), 3%. Apesar do bom resultado da deputada federal e do fraco desempenho de Villaverde, Fortunati prega respeito aoo PT, partido que defendeu por 22 anos.

"Não dá para desconhecer a força do PT em Porto Alegre. É natural que, num processo eleitoral, o deputado Adão Villaverde seja o menos conhecido, por isso a pesquisa o coloca em desvantagem. A disputa se dará pelo histórico dos candidatos, e o cidadão vai escolher aquele que considera o melhor, independentemente do partido", acredita Fortunati.

Outro ponto ressaltado pelo pré-candidato é o fato de que outros institutos, como o Vox Populi, mostram a sua candidatura na liderança pelo Executivo municipal.

PMDB e PTB definem vice
De acordo com o pedetista, a vaga para vice-prefeito está sendo discutida entre o PTB e o PMDB "em alto nível". Fortunati diz que nenhuma das siglas deixará de compor a sua base na candidatura: "A base está solidificada. Nesse momento, estamos discutindo com PTB e PMDB quem será o candidato a vice, e a discussão é em alto nível. Não acredito que os partidos saiam do nosso governo."

Fortunati espera ainda conquistar os votos dos indecisos e o apoio do PP. "As pessoas que avaliam positivamente o meu governo ainda não votam em mim, pois muita gente, por incrível que pareça, não percebeu que eu sou prefeito de Porto Alegre. Na medida em que eu conseguir colar a imagem da gestão com a minha imagem, a tendência é que eu consiga convencer os indecisos", concluiu.

Sobre a sabatina
Com base na pesquisa de intenções de votos do Ibope, divulgada em 9 de abril, foram convidados a participar da sabatina Terra/SBT os cinco pré-candidatos com melhor desempenho no levantamento. Depois de José Fortunati, as sabatinas receberão Paulo Borges (DEM), no dia 24 de maio; Marchezan Júnior (PSDB), no dia 25 de maio; Adão Villaverde (PT), no dia 30 de maio; e Manuela D'Ávila (PCdoB), no dia 4 de junho.

Sobre o Terra
O Terra é uma das 30 maiores empresas líderes de mídia digital no mundo, com uma audiência mensal de cerca de 100 milhões de pessoas, graças ao conteúdo de entretenimento, esportes e informação, em português, espanhol e inglês. Seu conteúdo é oferecido em 19 países nas Américas e Europa, em uma variedade de telas e dispositivos conectados, incluindo PCs, tablets, smartphones, TVs conectadas e telas de DOOH. Escolhida no ano passado como uma das "Empresas Mais Inovadoras do Mundo" pela revista americana Fast Company, o Terra vem, ao longo de sua história, revolucionando a forma como as pessoas consomem conteúdo e serviços digitais.

Além do conteúdo informativo de seus portais, vale destacar serviços e produtos reconhecidos mundialmente, como o serviço de música digital Sonora e sua plataforma de vídeo on-demand Sundaytv. Também têm papel de destaque as transmissões ao vivo de grandes shows, em sua plataforma Terra Live Music in Concert, assim como o de grandes eventos desportivos, como os Jogos Olímpicos.

Sobre o SBT
Rede de televisão com 30 anos de história, o SBT atinge 186 milhões de telespectadores e está presente em 97% dos lares brasileiros com televisão. A equipe de jornalismo foi recentemente reforçada, e hoje o time de apresentadores do SBT conta com Joseval Peixoto, Rachel Sheherazade, Carlos Nascimento, Cynthia Benini, Karyn Bravo, Hermano Henning, Analice Nicolau e Joyce Ribeiro, entre outros.

Terra
  1. Sabatinado pelo Terra e SBT, em gravação que vai ao ar na tarde desta segunda-feira, Fortunati entende que o eleitor não leva em conta a "beleza e juventude" de Manuela D'Ávila

    Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer/Especial para Terra

  2. Em segundo lugar nas intenções de voto (29%), de acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope em 9 de abril, o pré-candidato do PDT à prefeitura de Porto Alegre, José Fortunati, disse nesta segunda-feira que está preparado para uma campanha de "três candidaturas viáveis"

    Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer/Especial para Terra

  3. De acordo com o pedetista, a vaga para vice-prefeito está sendo discutida entre o PTB e o PMDB

    Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer/Especial para Terra

/eleicoes/2012/sabatina-candidatos-sp/foto/0,,00.html