PUBLICIDADE

Política

RS: Em debate na Federasul, Manuela fala em superar ciclos

15 ago 2012 - 15h27
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Murilo Matias
Direto de Porto Alegre

Na presença das principais lideranças do empresariado gaúcho e de importantes figuras políticas da capital e do Estado, a deputada federal e candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila (PCdoB), afirmou que a cidade precisa "superar dois ciclos". A comunista se referia ao atual prefeito José Fortunati (PDT) e a Adão Villaverde (PT), cujo partido governou a cidade por quatro mandatos, seus concorrentes no debate promovido pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul) nesta quarta-feira.

Três principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre, segundo as pesquisas de intenção de voto, participaram de debate nesta quarta-feira
Três principais candidatos à prefeitura de Porto Alegre, segundo as pesquisas de intenção de voto, participaram de debate nesta quarta-feira
Foto: Nabor Goulart/Agência Freelancer / Divulgação

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Estou aqui para superar dois ciclos que a cidade já venceu, um de 16 e outro de oito anos. Porto Alegre precisa se reposicionar para aproveitar o bom momento do Brasil", falou Manuela no encontro que reuniu os três principais nomes que disputam o executivo municipal, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

Em contrapartida, o atual prefeito destacou algumas medidas implementadas em sua administração para contestar a opinião da deputada. "Estamos caminhando para avançar ainda mais. Porto Alegre vive um momento muito especial. Porto Alegre é campeã em transparência, mudamos a gestão e a cidade se tornou atrativa para investimentos", comentou Fortunati.

Discreto, Adão Villaverde centrou seu discurso na exposição de projetos como a construção de um anel viário em torno de Porto Alegre e em propostas como a criação de ecoparques para a cidade se desenvolver. "Para os projetos darem certo é preciso consistência, planejamento e capacidade operacional. O Brasil caminha para melhorar, mas Porto Alegre perde muitas oportunidades. A nossa proposta é colocar a cidade como a capital número um em qualidade de vida".

Educação é preocupação maior do empresariado
Na abertura do encontro, o presidente da Federasul colocou a questão da educação como ponto central a ser debatido pelos candidatos. "A Federasul tomou como meta institucional a questão da educação, que é a solução para a continuidade de crescimento do país e do estado. Temos insistindo para que os candidatos levem o tema em consideração em todos os seus aspectos", declarou Ricardo Russowsky.

Atentos à demanda do empresariado, os três candidatos apresentaram propostas para a área e foram unânimes em associar tecnologia com educação e falar em obras que fomentem o desenvolvimento da cidade. Manuela criticou o isolamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e voltou a falar em distribuição de tablets para alunos da rede pública municipal como forma de formar jovens qualificados, enquanto Fortunati citou escolas as escolas de tempo integral e a modernização de escolas como alguns dos investimentos realizados em sua administração.

Além das pautas sensíveis aos empreendedores, críticas à gestão realizada na saúde e na segurança pública pontuaram o debate de cinco blocos. "O evento é importante para entender o posicionamento dos candidatos. A gente espera que eles cumpram o que prometeram, como os projetos estruturantes para a cidade", sintetizou o presidente da Federasul, após o encontro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade