PUBLICIDADE

Política

RS: com Tarso, PT faz campanha em comunidade ligada ao partido

4 ago 2012 - 17h45
(atualizado às 20h34)
Compartilhar
Murilo Matias
Direto de Porto Alegre

As estreitas ruas do Campo da Tuca, localizado na região leste de Porto Alegre, foram tomadas pela militância petista na tarde deste sábado com direito a carro de som, bandeiraço e caminhada envolvendo importantes figuras do partido na capital. O ato de campanha na região teve a participação do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que reforçou a confiança no crescimento do candidato do PT, Adão Villaverde, e a consequente presença em um provável segundo turno na capital gaúcha.

Atividades incluíram carro de som, bandeiraço e caminhada no Campo da Tuca, em Porto Alegre
Atividades incluíram carro de som, bandeiraço e caminhada no Campo da Tuca, em Porto Alegre
Foto: Luiz Avila / Divulgação

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Terei uma participação em todo o Estado, principalmente nos finais de semana. A distribuição disso vai ser por conta dos critérios do partido. Em Porto Alegre, o Villa vai crescer e tem condições de chegar ao segundo turno", afirmou Tarso, que se disse satisfeito pelos três candidatos que pertencem à base de seu governo na esfera estadual estarem liderando as pesquisas na cidade.

Atrás do prefeito José Fortunati (PDT), concorrente a um segundo mandato, e da deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) segundo as pesquisas de intenção de voto, a campanha de Villaverde tem na participação de nomes populares do partido e no início da propaganda eleitoral estratégias para popularizar a candidatura do deputado estadual.

"Tarso e outras lideranças como o Olívio Dutra (ex-governador e ex-prefeito) têm participado de forma intensa desde o primeiro dia de campanha, sendo militantes exemplares, prova disso é que o governador veio no evento de hoje. O Lula já gravou depoimentos e disse que 'podendo vem a Porto Alegre'. Além disso, confiamos no nosso programa na televisão para tornar Villa mais conhecido e na nossa militância. Ninguém tem a base social que nós temos", assegurou o coordenador da campanha petista, Gerson Almeida.

PT lança projeto Lixo é Luz
O PT escolheu o Campo da Tuca para apresentar o projeto "Lixo é luz" por se tratar de uma comunidade historicamente ligada ao partido e onde há 17 anos funciona uma unidade de reciclagem de lixo, na qual trabalham 32 pessoas e cuja quantidade de material reciclado chega a 70 toneladas por mês.

A proposta foi apresentada pelo próprio Adão Villaverde, que vem percorrendo bairros populares da capital para se tornar um rosto familiar perante o eleitorado. "Organizamos projetos estruturantes que pegam questões fundamentais para a cidade. Queremos criar ecoparques através dos quais seja possível gerar energia a partir do lixo. Essas estruturas, que custarão R$ 180 milhões, poderão fornecer energia para 30 mil residências. Porto Alegre retrocedeu nas políticas ambientais, como a coleta seletiva de lixo e queremos mudar isso", disse o candidato.

Tarso fez coro às críticas de Villaverde e falou de bandeiras tradicionais do PT como o orçamento participativo e as preocupações sociais da legenda. "O poder público tem o dever de olhar para as pessoas. A região está desamada com esgoto correndo na rua, lixo não recolhido, dando uma impressão de abandono. Vamos recuperar a alegria dessa região, qualificando as escolas, a iluminação, recolhendo o lixo. As pessoas podem viver melhor se tiverem um governo que olhe por elas e o governo popular não tem medo de ir às comunidades. É isso que diferencia nossas administrações".

"A maioria da comunidade vota com o PT porque a comunidade cresceu enquanto o partido estava na prefeitura. A administração atual está horrível, pois a gente não tem retorno das secretarias e a iluminação, o esgoto, os serviços, estão ruins. O governo atual não nos ajuda em nada", completou Angela Lemos, coordenadora da unidade de reciclagem do Campo da Tuca.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade