PUBLICIDADE

Eleição no Rio tem resultado mais rápido da história, diz TRE

7 out 2012 - 21h33
(atualizado às 21h36)
Compartilhar
André Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

O presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter, disse neste domingo que a apuração do Rio de Janeiro pode ter sido a mais rápida da história recente nas eleições municipais da capital carioca. "Acho que foi o resultado mais rápido da história da cidade do Rio de Janeiro. 19h09 minutos já tínhamos o prefeito eleito. Um esforço comum de todos, conseguimos fazer eleição tranquila", afirmou.

O atual prefeito Eduardo Paes discursou após ser reeleito para prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
O atual prefeito Eduardo Paes discursou após ser reeleito para prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Paes é reeleito prefeito do Rio de Janeiro no 1º turno

Paes obteve maior votação em 1º turno desde 1985 no Rio

Após o término da votação, o desembargador avaliou o processo eleitoral fluminense como positivo. "Vamos fazer ajustes com referencia à boca de urna em alguns locais no segundo turno. Teremos contingente maior para poucos municípios e vamos poder fazer um trabalho melhor".

Neste domingo, o prefeito Eduardo Paes foi reeleito com 64% dos votos válidos (2.097.733 votos) contra 28% (914.082) do segundo colocado, Marcelo Freixo (Psol). O peemedebista confirmou o favoritismo nesta eleição quando desde o início da corrida liderou as pesquisas de intenção de voto.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade