PUBLICIDADE

Política

Locais ocupados pela Marinha não registram ocorrências, diz almirante

7 out 2012 - 17h43
(atualizado às 17h51)
Compartilhar

O almirante Paulo Zuccaro, responsável pela operação de apoio às eleições deste ano no estado do Rio de Janeiro pela Marinha brasileira, informou neste domingo à Agência Brasil que nenhuma agressão, "sequer verbal", foi registrada nas comunidades do Complexo da Maré e nos municípios de São Gonçalo e Cabo Frio. Nesses locais, cerca de 2 mil fuzileiros navais garantem a segurança da votação, sendo mil envolvidos diretamente e mais mil de prontidão para caso de emergência.

Rodrigo Maia votou na Escola Municipal Zuleika M. Alencar, na Barra da Tijuca
Rodrigo Maia votou na Escola Municipal Zuleika M. Alencar, na Barra da Tijuca
Foto: Divulgação

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Em todos esses lugares, o nosso trabalho foi muito facilitado pelas próprias comunidades, pelos moradores e eleitores. Nós estamos fazendo um patrulhamento intensivo em todas as áreas de operações, e estamos com uma situação muito favorável e tranquila. Não ocorreu nenhum evento que tenha exigido o emprego efetivo da força sob qualquer hipótese".

Zuccaro informou que, em casos extremos, a Marinha poderia também efetuar prisões, principalmente se essas detenções fossem causadas por desrespeito à tropa, eventual desacato ou alguma forma de oposição à atuação dos fuzileiros. "Aí estaria caracterizado um ilícito penal militar", disse.

A situação, segundo o almirante Zuccaro, está sob controle nos locais patrulhados pelos fuzileiros navais. Segundo ele, a tropa será desmobilizada somente quando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Luiz Zveiter, der por encerrada a fase de apuração.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade