PUBLICIDADE

Política

Joaquim Barbosa vota e é cumprimentado por eleitor no Rio

7 out 2012 - 16h07
Compartilhar

O relator do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, votou às 11h15 deste domingo no clube Monte Líbano, no Leblon (zona sul do Rio de Janeiro), onde foi cumprimentado por muitos eleitores que votavam no mesmo horário. Barbosa deu autógrafos e posou para fotos na chegada e na saída.

Rodrigo Maia votou na Escola Municipal Zuleika M. Alencar, na Barra da Tijuca
Rodrigo Maia votou na Escola Municipal Zuleika M. Alencar, na Barra da Tijuca
Foto: Divulgação

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O ministro disse não acreditar que o julgamento do mensalão tenha influência no voto dos eleitores nesta disputa. "É uma eleição local. As pessoas estão preocupadas com questões locais", afirmou. Ele deixou claro não ter simpatia pelos atuais partidos de oposição, ao revelar que nas eleições de 2008 não votou no candidato do PV, Fernando Gabeira, em quem já tinha votado outras vezes, segundo ele. "Não gostei da aliança", justificou o ministro.

Gabeira concorreu por uma coligação com o PSDB, DEM e PPS e perdeu no segundo turno para o prefeito carioca Eduardo Paes (PMDB), que tenta a reeleição neste ano. Joaquim Barbosa, no entanto, não quis revelar em quem votou naquela ocasião e também não revelou o voto de hoje.

O ministro disse que "é sempre boa" a realização de segundo turno das eleições, mas evitou apostar as cidades onde isso deve ocorrer. Barbosa também não quis arriscar um palpite sobre os dois candidatos que irão para o segundo turno no pleito de São Paulo.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Agência Estado Agência Estado
Compartilhar
Publicidade