PUBLICIDADE

Política

RJ: Maia rebate críticas de Garotinho e aposta em segundo turno

7 out 2012 - 11h26
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Candidato à prefeitura do Rio pelo DEM, Rodrigo Maia votou neste domingo por volta das 10h10 acompanhado da esposa Patrícia, das filhas Maria Antonia e Maria Beatriz e da sobrinha e afilhada Bettina na Escola Municipal Zuleika M. Alencar, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

O candidato foi votar acompanhado da família
O candidato foi votar acompanhado da família
Foto: Divulgação

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Apesar das últimas pesquisas lhe darem apenas 3% das intenções de voto, Maia se disse confiante no segundo turno. "Tenho convicção de que teremos segundo turno, na hora em que a urna abrir o resultado vai ser diferente do que as pesquisas mostraram", disse.

O candidato também rebateu as críticas do deputado federal Antony Garotinho, pai de sua candidata a vice, Clarissa Garotinho, que disse mais cedo que Maia errou ao correr atrás dos votos do pai, o candidato a vereador e ex-prefeito Cesar Maia, e evitar uma campanha de massa. "O que acontecer aqui é responsabilidade minha, não vou transferir nada para ninguém. O Garotinho está cumprindo o papel dele. Fizemos tudo ao nosso alcance", afirmou.

Para Maia, o resultado atual se deve as alianças do atual prefeito Eduardo Paes, que participa de uma coligação com outros 19 partidos, e aos seus 17 minutos de televisão, que tornaram a campanha "fria". "Pode ser uma derrota eleitoral, mas de forma nenhuma uma derrota política", disse referindo-se a uma possível vitória de Paes. "O Eduardo foi obrigado a explicar a situação da saúde, da educação. Ele está em primeiro muito mais pelas alianças que criou do que pela agenda. É um governo de maquiagem."

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade