PUBLICIDADE

Política

Rio inaugura centro de inteligência para monitorar eleições

6 out 2012 - 15h14
Compartilhar
Paula Bianchi
Direto do Rio de Janeiro

Pioneiro no País, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) inaugura neste sábado, às 16h, um centro de inteligência para monitorar a segurança durante as eleições municipais no Estado. Batizado de Centro de Controle e Comando das Eleições 2012, o local centraliza as informações sobre o pleito e reúne representantes da Marinha, Exército, Secretaria de Estado de Segurança Pública e das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Localizado no prédio do TRE no centro da capital fluminense, o centro deve funcionar ininterruptamente até o fim das eleições. "Se recebermos um denúncia em São João da Barra, a central imediatamente aciona o carro mais próximo, seja ele de que força for: exército, marinha, polícia rodoviária, militar. O que estiver mais perto vai atender", explica a desembargadora Letícia Sardas, vice-presidente da corte.

Este é o primeiro centro de inteligência integrada de eleições montado no País, e tem como objetivo agilizar a tomada de decisões relacionadas a crimes eleitorais no estado. O TRE também reservou cerca de 100 ginásios para receber os presos até o fim das eleições.

Mais cedo, às 12h10, Letícia imprimiu a zerésima, procedimento realizado ao mesmo tempo em todo o país que demonstra que todos os candidatos referidos tem zero votos. "Amanhã cada juiz eleitoral vai tirar a zerésima individualmente de cada urna e no final da votação automaticamente o sistema fecha e imprime outro relatório", explicou a desembargadora.

Em todo o Estado, há 11.893.309 eleitores fluminenses habilitados a votar distribuídos por 31.828 seções eleitorais. São 37.652 urnas eletrônica, sendo que 31.828 vão iniciar a eleição e as outras 5.824 serão utilizadas apenas em caso de necessidade de substituição.

A cidade do Rio de Janeiro possui o maior número de eleitores da Unidade Federativa: 4.719.607. São Gonçalo e Duque de Caxias, ambas na região metropolitana da capital, vêm na sequência, respectivamente com 665.326 e 607.663 eleitores.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade