PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Política

Paes: "nossa meta na educação é o Rio ser o primeiro no IDEB em 2016"

25 set 2012 - 11h39
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Mônica Garcia
Direto do Rio de Janeiro

O prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), visitou nesta terça-feira, a Escola Municipal André Urani, na Rocinha. Inaugurada em fevereiro de 2012, a escola faz parte do programa "Escola do Amanhã", que tem como seu objetivo principal a redução da evasão escolar e melhorar o desempenho das crianças que vivem em áreas vulneráveis. A escola que está situada na parte alta da comunidade, e que antes da pacificação abrigou um clube desativado (por causa da violência na região, e que foi comprado pela prefeitura logo após a pacificação da Rocinha) hoje atende 145 alunos, do 7º ao 9º ano. Durante a visita, Paes afirmou que pretende levar o Rio de Janeiro ao topo da classificação do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2016.

Prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), visitou nesta terça-feira, a Escola Municipal André Urani, na Rocinha
Prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PMDB), visitou nesta terça-feira, a Escola Municipal André Urani, na Rocinha
Foto: Mônica Garcia / Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

"Nós já tivemos um super resultado no último IDEB. Somos a terceira capital no primeiro segmento, a quinta no segundo. E a nossa meta é ser a primeira no IDEB em 2016. A gente tem priorizado e acompanhado esse processo fantástico de pacificação, que acontece no Rio de Janeiro. A gente foca muito nessas áreas pacificadas, que é aquele trabalho da UPP Social, o papel de complementar o trabalho da segurança pública. Isso aqui é um exemplo da Rocinha", afirmou o prefeito.

A escola faz parte de uma das 19 unidades do projeto, Ginásio Experimental Carioca, criado em 2011, que procura trabalhar com três eixos de ensino, que são: promover excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. Segundo Paes o objetivo é construir mais 20 ginásios experimentais, já que esse modelo de ensino integral, associado as diversas praticas esportivas e culturais traz muito benefícios para os jovens.

"Queremos cada vez mais fortalecer esse tipo de ensino, em tempo integral e de qualidade. Isso é um modelo que os países desenvolvidos fazem, que é você explorar a educação tradicional e ao mesmo tempo desenvolver outras habilidades, no esporte ou na cultura. Esses ginásios experimentais tem um pouco esse objetivo de pegar essas habilidades que os alunos tem e explorá-las ao máximo", disse o candidato.

Paes aproveitou sua visita ao refeitório da escola e tomou um caldinho de feijão, que estava sendo preparado pelas merendeiras para o almoço dos alunos, e ainda pediu um complemento para o seu "café da manhã": frango. Pouco antes o prefeito tinha entrado dentro de uma sala de aula onde os alunos estavam aprendendo inglês e aproveitou para "sabatinar" os estudantes, perguntando como se chamava cada peça do seu vestuário. Os jovens envergonhados respondiam bem baixinho as perguntas feitas pelo "professor" Paes.

Durante a visita, o candidato peemedebista afirmou que caso vença as eleições de outubro, vai continuar priorizando o trabalho social dentro das áreas de UPP ( Unidade de Polícia Pacificadora).

"A gente vem desde o início do governo trabalhando nas áreas mais vulneráveis socialmente, implantando Escolas do Amanhã. A medida que elas vêm sendo pacificadas o desempenho das Escolas do Amanhã, só aumentam. Então vamos cada vez mais qualificar as escolas do município. Hoje temos cerca de 15% da rede em horário integral e vamos chegar a 35%, focando principalmente nas áreas mais vulneráveis, mais pobres e nas áreas pacificadas da cidade", concluiu o candidato com mais uma meta para uma possível reeleição.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade