PUBLICIDADE

Política

Comitê diz que eleição do Pará foi a mais corrupta da história

28 out 2012 - 16h06
Compartilhar
Lucy Silva
Direto de Belém

"Esta foi a eleição mais corrupta de toda história". A frase é da coordenadora do Comitê Contra Corrupção Eleitoral do Pará, Henriqueta Cavalcante. O órgão trabalha há dez anos recebendo denúncias, via telefone, durante as eleições e repassando às autoridades eleitorais e policiais.

Consulte os candidatos a prefeito em todo o País

Veja os salários dos prefeitos e vereadores das capitais

Durante todo o segundo turno, foram mais de 300, sendo que metade só entre este sábado (27) e a manhã do domingo (28) da votação. A maioria, cerca de 85%, foi de compra de votos, seguida de boca de urna.

A denúncia mais grave, segundo ela, foi registrada na manhã deste domingo em uma escola no conjunto Satélite, no bairro do Coqueiro. "Recebemos a informação de que um diretor de uma escola estava pagando R$ 90 para quem votasse em um determinado candidato, mas para isso a pessoa tinha que fazer a foto da urna com celular e mostrar na saída da seção para receber o dinheiro", lamentou a coordenadora.

Todas as denúncias recebidas são imediatamente encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e Polícia Federal, para investigação. Na manhã deste domingo, a Polícia Federal deteve cinco pessoas, entre elas uma mulher, e apreendeu centenas de materiais de campanha.

Foram três ocorrências, sendo a maior em um comitê localizado no bairro da Marambaia. "Lá encontramos centenas de bandeiras do candidato Zenaldo Coutinho e apreendemos uma Kombi, usada no transporte desse material", informou o porta-voz da Polícia Federal, Fernando Sérgio Castro.

Em outro ponto da cidade, a Polícia também apreendeu "santinhos" do candidato Edmilson Rodrigues, que estavam sendo distribuídos próximo a uma zona eleitoral.

Os presos responderam um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), por crime eleitoral e foram liberados. O disque contra corrupção eleitoral funciona até as 17 horas. As denúncias podem ser feitas através do telefone: 0800 096 0002.

No fim da manhã, o candidato a prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) realizou um comício na praça
No fim da manhã, o candidato a prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol) realizou um comício na praça
Foto: Roberto Meira / vc repórter
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade