PUBLICIDADE

RJ e PA são únicos a usar votação manual no País, diz TSE

7 out 2012 - 17h58
(atualizado às 23h19)
Compartilhar

Rio de Janeiro e Pará foram os únicos Estados brasileiros onde a Justiça Eleitoral recorreu à votação manual nas eleições deste domingo. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação com cédulas de papel ocorreu em seções no bairro de Botafogo, na capital carioca, e na localidade de Monte Alegre, na zona rural de Arapari.

Urna de papel foi necessária onde urnas eletrônicas apresentaram problemas
Urna de papel foi necessária onde urnas eletrônicas apresentaram problemas
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O Rio de Janeiro é o Estado que mais apresentou problemas com as urnas. Dados do TSE apontam que 234 substituições foram feitas entre as 33.427 seções do território fluminense. Em todo o Brasil, o número chega a 1.763 urnas. Além do Rio de Janeiro, Santa Catarina fez 171 substituições, seguido de Rio Grande do Sul, com 158. As unidades federativas com menor troca são Tocantins (4) e Roraima (8).

O percentual de urnas trocadas chega 0,43% de um total de 407,5 mil disponíveis para votação. Além disso, o TSE registra 2,5 mil urnas para recepção de justificativa aos que não puderem votar e 57 mil urnas de contingência. Este ano, as urnas eletrônicas foram equipadas com baterias que têm autonomia de 12 horas sem recarga, garantindo o funcionamento em caso de falta de luz.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade