PUBLICIDADE

Política

RS: prefeito de Novo Hamburgo deve desistir de candidatura

RS: prefeito de Novo Hamburgo deve desistir de candidatura

2 out 2012 - 15h09
Compartilhar

Após ter a candidatura à reeleição barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann (PT), deve desistir da disputa e indicar como seu substituto o deputado estadual Luis Lauermann. Segundo a assessoria do parlamentar, o PT aguarda até quinta-feira o julgamento de um recurso que será apresentado ainda hoje ao TSE, mas caso uma decisão favorável não saia até essa data, o deputado vai assumir a candidatura.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A decisão pela impugnação de Zimmermann foi tomada na segunda-feira pelo ministro do TSE Arnaldo Versiani, que ratificou a posição adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Ele foi barrado pela Lei da Ficha Limpa por ter participado, em 2004, da inauguração de uma obra do governo estadual na cidade. Na época, Zimmermann era candidato a prefeito.

Pela lei da Ficha Limpa, ele ficou inelegível por oito anos. A defesa do prefeito alega que a ilegibilidade terminaria na quarta-feira, antes da eleição de domingo, mas o ministro do TSE entendeu que ele não pode disputar nenhum cargo até o final de 2012. Como a decisão foi em caráter monocrático (por apenas um ministro), Zimmermann apresentou um agravo para que o plenário da Corte julgue o seu caso.

Caso a decisão do TSE não seja tomada até quinta-feira, o novo candidato do PT assume a disputa, mas na urna eletrônica vai continuar aparecendo os dados de Zimmermann, já que as informações já foram abastecidas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade