PUBLICIDADE

Lula mobiliza militância "por virada" na eleição de Campinas

28 set 2012 - 21h05
(atualizado às 21h10)
Compartilhar
Rose Mary de Souza
Direto de Campinas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conclamou a militância petista para "dar a virada" no cenário politico de Campinas (SP) para levar à vitória o candidato do PT à prefeitura da cidade, Marcio Pochmann, em 7 de outubro. "Faltam dez dias. Campinas não é uma cidade de 30, 40, 50 mil habitantes. Nós temos a militância que eles não tem", afirmou, sendo ovacionado por uma multidão com bandeiras e camisas vermelhas na praça Rui Barbosa, no centro.

O ex-presidente Lula participou de comício para mobilizar a militância do PT em Campinas (SP)
O ex-presidente Lula participou de comício para mobilizar a militância do PT em Campinas (SP)
Foto: Rose Mary de Souza / Especial para Terra

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A Polícia Militar disse que ao menos 5 mil pessoas se concentraram ao redor da praça. Agentes de trânsito fecharam as vias para uma pequena passeata pelas ruas centrais. Lula e os candidatos subiram em dois caminhões. Também estiveram presentes também candidatos petistas de cidades vizinhas e deputados estaduais e federais que apoiam a chapa em Campinas.

De cima do carro de som, Lula afirmou que os eleitores podem confiar em Pochmann. Em seguida, desceu do veículo para seguir em passeata por três quarteirões. "É preciso recuperar a ética na política e o orgulho que o campineiro tem por Campinas. Por isso, a militância tem que visitar cada casa". Segundo ele, é preciso buscar forças nos movimentos sociais e nos sindicatos. "A nossa militância é política", pontuou.

Lula cutucou os adversários nas urnas, mas não se estendeu sobre o tema. "Tucano é um bicho predador", avaliou, arrancando aplausos do público. O ex-presidente falou diversas vezes do prazer e alegria em estar fazendo campanha. "Eu vou ter que voltar para São Paulo. Amanhã tenho compromissos. Vou para Osasco, vou para Guarulhos, vou para São Paulo, em tantos compromissos. Precisamos ganhar muitas cidades e mostrar para a elite brasileira como se governa".

Lula esteve por cerca de duas horas na cidade. Se despediu e disse que voltará. "Um abraço a todos e até o dia da vitória no dia 7 de outubro", terminou. Desceu do carro de som e entrou em um veículo que foi cercado por dezenas de seguranças.

De acordo com as ultimas pesquisas, Campinas deve ter segundo turno. Pochmann aparece empatado tecnicamente no segundo lugar com o candidato Pedro Serafim (PDT) conforme os levantamentos de intenção de voto. Em primeiro lugar está Jonas Donizette (PSB). Na disputa ainda estão dr. Campos (PRTB), Silvia Ferraro (PSTU), Arlei Medeiros (Psol) e Rogério Menezes (PV).

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade