PUBLICIDADE

Política

'Cavalete Parade' vai transformar campanha em arte no sábado

28 set 2012 - 12h09
(atualizado às 12h15)
Compartilhar

Incomodados com o número de cavaletes de candidatos a prefeito e vereador que atrapalham o trânsito e a mobilidade de pedestres nas ruas de São Paulo, o publicitário Victor Britto, 24 anos, e o ilustrador Marco Furtado, 28 anos, resolveram chamar os amigos para transformar em arte as "malvistas" peças de campanha eleitoral. Foi assim que surgiu o Cavalete Parade, um evento que deve reunir milhares de pessoas em pelo menos 23 cidades brasileiras a partir das 13h de sábado.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

Victor Britto disse ao Terra nesta sexta-feira que ficou surpreso com a adesão ao movimento. "Eu tinha visto algumas ilustrações em cavaletes em São Paulo e achei a ideia interessante. Em uma conversa com amigos, eu e o Marco decidimos criar um evento no Facebook para que as pessoas pudessem se reunir e expor sua criatividade em cima dos materiais de campanha. Em dois dias tínhamos mais de 400 'likes', hoje são mais de 17 mil", comemorou.

A ideia é que cada participante do Cavalete Parade leve até o lugar do evento - em São Paulo será na Avenida Paulista - um cavalete de candidato com uma intervenção artística. Das 13h às 16h vai ocorrer a exposição dos trabalhos. Das 16h às 16h30, cada artista que quiser permanecer com o seu cavalete deve retirá-lo, pois na meia hora seguinte qualquer pessoa que acompanha a exposição poderá levar para casa a peça. Depois das 17h, os materiais que permanecerem na rua devem ser retirados por cada artista responsável.

Segundo Britto, a ideia é alertar, com a arte, os candidatos sobre como o cavalete é uma peça de campanha que "mais prejudica do que ajuda". "Tem muita gente que não gosta disso (dos cavaletes). Nosso principal objetivo é discutir sobre esses materiais, deixar bem explícito, até para os candidatos, para que pensem antes de fazer um cavalete, já que percebemos que esse tipo de material de divulgação influência muito mais negativamente", argumentou.

Ele e o amigo ainda querem alertar sobre o descumprimento da regra sobre a utilização dos cavaletes. "Tem muita gente que nem sabe que existe uma norma que regula o emprego desses cavaletes. Precisamos alertar sobre isso e também mostrar como a fiscalização é precária nesse sentido", critica o jovem ao reforçar a poluição visual causada pela propaganda.

Segundo a legislação eleitoral, os cavaletes só podem ser instalados nas vias públicas entre às 6h e às 22h e não podem atrapalhar o trânsito de pessoas e carros. Além disso, a regra estabelece que as propagandas não podem ser instaladas em praças e jardins públicos e não devem ser amarrados a postes iluminação, sinalização e a árvores.

Onde acontece

O evento do Cavalete Parade acontece a partir das 13h deste sábado em pelo menos 23 capitais brasileiras. Em São Paulo a exposição será no canteiro central da avenida Paulista. Pelo menos outras nove capitais contam com atividades programadas para sábado, segundo Victor Britto. São elas: Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Recife (PE) e João Pessoa (PB).

Na página do Facebook, o grupo alerta para a regra com a utilização das propagandas dos candidatos. "É importante deixar claro que os cavaletes 'pegos' foram aqueles que infringiram a lei, atrapalharam o ir e vir das pessoas, ou que estavam comprometendo a segurança delas, num espaço que é propriedade de todos, o público".

Os cavaletes de candidatos pintados pelos artistas serão expostos no sábado
Os cavaletes de candidatos pintados pelos artistas serão expostos no sábado
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade