PUBLICIDADE

Política

SC: MP quer barrar distribuição de seda por candidato pró-maconha

5 set 2012 - 11h48
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

O Ministério Público de Santa Catarina apresentou um pedido para que a propaganda do candidato a vereador apelidado "Presidente THC" seja proibida em Florianópolis (SC) pelo suposto incentivo ao uso de drogas. O personagem do candidato Lucas de Oliveira, do PSDB, ganhou destaque nas ruas da capital catarinense. Os cabos eleitorais usam um megafone para gritar "maconha, maconha, maconha", além de distribuírem kits com sedas e santinhos "alusivos à cannabis".

Prendam o FHC, desafia candidato pró-legalização da maconha

O promotor de Justiça Eleitoral Sidney Eloy Dalabrida, que atua perante a 13ª zona eleitoral, apresentou a ação cautelar com pedido de liminar para proibir a propaganda eleitoral do candidato. Ele entende que a campanha do tucano estaria incentivando adolescentes ao uso de substância entorpecente.

"A conduta configura, inclusive, crime comum além do eleitoral", afirmou. "A distribuição, através de adolescentes, acaba por estimular o consumo e distribuição da substância entorpecente entre adolescentes, pessoas ainda em pleno desenvolvimento mental e social e que, justamente em razão desta circunstância, gozam de proteção integral do Estado"

O presidente THC ainda teve o slogan questionado pelo Ministério Público. O termo "Bota um da massa", segundo Dalabrida, atingiria os princípios da moralidade e da dignidade. "O MP deve proteger o eleitor de qualquer artifício capaz de induzi-lo a prática de atos ilícitos, principalmente em face de pessoas ainda sem maturidade intelectual suficiente para compreender os diversos efeitos sobre o organismo que decorrem naturalmente do uso de substâncias entorpecentes", afirmou.

O Ministério Público pediu a notificação ao candidato para que ele se abstenha de continuar a distribuir o material partidário, sob uma pena de R$ 10 mil reais. O "Presidente TCH" ainda não havia sido notificado da ação.

Promotor diz que candidato incentiva uso de maconha por adolescentes
Promotor diz que candidato incentiva uso de maconha por adolescentes
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade