PUBLICIDADE

Política

De He-Man a Pokémon: jingles 'bizarros' viram hit na web

21 ago 2012 - 11h37
(atualizado às 11h46)
Compartilhar

Começa nesta terça-feira o horário eleitoral gratuito na rádio e TV. De segunda a sábado, até o dia 4 de outubro, candidatos a prefeito e a vereador vão disputar sua atenção com promessas, talvez um look chamativo e um jingle curioso - e, muitas vezes, eleito por muitos como 'bizarro'. Se darão resultado nas urnas, só o tempo dirá. Por enquanto, esses jingles fazem mesmo sucesso mesmo é na internet.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Veja quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

A tendência nesta eleição é, sem dúvida, o jingle parodiado. Os sucessos da novela Avenida Brasil (Eu quero Tchu Eu quero Tcha e Dançar com Tudo - tema de abertura) e Vida de Empreguete, hit das empregadas da novela Cheias de Charme, são as músicas mais pedidas entre os mais de 450 mil candidatos nesta eleição. Mas há aqueles que se superam e apresentam algo novo (sem ser original) e chamativo (muitas vezes para a veia humorística).

Timão e Pumba cantam jingle
É o caso da Tia Nei (DEM), candidata a vereadora em Guararapes (SP), que utiliza não só a base da música Hakuna Matata, do filme O Rei Leão. O vídeo com o jingle usa a cena da animação em que o pequeno leão Simba conhece Timão e Pumba. "Os seus problemas / Ela vai resolver / É a Tia Nei / Você vai ver / Na urna é batata", canta os personagens da Disney. Nos comentários, no YouTube, um eleitor brinca e pergunta: "Tia Nei sua traquinas, leis internacionais de copyright significam alguma coisa pra você?".

Para a advogada Eliane Yachouh Abrão, especialista em direito autoral, um jingle político pode ser interpretado como uma "paródia", o que seria livre e legal. Porém, paródia geralmente tem conteúdo humorístico. "Se o autor da música achar que uma determinada paródia é uma distorção da obra dele, ele pode reclamar na justiça", afirma.

"Eu tenho a força!"
O prefeito Toinho Barbosa (PTB), candidato a reeleição em Igaci (AL), usou a música do desenho He-Man e fez de Eu Tenho a Força seu próprio tema, embalado por uma batida de tecnobrega. "Ele é a força / da Igaci / vamos amigos / unidos venceremos a semente do mal". Já o candidato a vereador em Rio Claro (SP), Thalison Mendes (PSL), usou o tema de Pokémon para seu jingle. Conseguiu que a cantora usasse o mesmo tom de voz da música original - e, de quebra, virou sensação em sites humorísticos.

Já o candidato Thonga (PMDB), que está disputa na proporcional na cidade baiana de Conceição do Coité, gravou, ele mesmo, um versão ao vivo de Pegasus Fantasy, tema que o grupo de metal Angra fez para o desenho Cavaleiros do Zodíaco. Ao lado de um guitarrista, ele conta seu jingle em falsete. "Faz tanta força para cantar que quase nasceu cabelo", comenta um internauta.

'Vida Loka', 'Para Nossa Alegria' e trocadilhos
Sorridente e com um rosto de 'vovó', Creuza (DEM), candidata a vereadora em Guará (SP), usa Negro Drama, do Racionais MC's, em seu jingle. Não demorou para os internautas fazerem piada e chamarem a candidata de "Creuza Vida Loka", como sugere um internauta no YouTube.

Já considerado um sucesso nas redes sociais, o candidato Sesóstris (PT) tenta uma vaga na Câmara de vereadores de Curitiba com uma versão de U Can't Touch This, hit da década de 90 na voz MC Hammer.

Usando um webhit, William da Van Escolar (PSDC) concorre para vereador em Sorocaba (SP) com uma versão da gospel Para Nossa Alegria: "Para Nossa Alegria / eu vou votar / William da Van Escolar", diz o refrão.

Trocadilhos com o próprio nome do candidato também parece ser infalível, pelo menos nas redes sociais. O candidato Reka, de Salvador, brinca com as palavras. O jingle canta, rapidamente: "dê um axé a Reka". Assim como o candidato à Câmara de Jequié (BA) pelo PP, Billaw, que no ritmo de frevo, canta: "o povo está com Billaw".

Tia Nei, candidata a vereadora em Guararapes, em São Paulo, usa o tema e um trecho de 'O Rei Leão' em seu jingle
Tia Nei, candidata a vereadora em Guararapes, em São Paulo, usa o tema e um trecho de 'O Rei Leão' em seu jingle
Foto: YouTube / Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade