PUBLICIDADE

Política

SP: Chalita visita 'cidades invisíveis' e mira votos da classe D

10 jul 2012 - 14h06
(atualizado às 15h01)
Compartilhar
Dassler Marques
Direto de São Paulo

Candidato do PMDB à prefeitura de São Paulo, Gabriel Chalita intensificou nesta terça-feira as visitas ao que ele próprio intitulou de "cidades invisíveis" dentro da capital paulista. Após passar por Chácara Bananal (M'Boi Mirim) e a Brasilândia (zona norte) nos últimos dias, Chalita foi nesta manhã à comunidade Real Parque, no Morumbi. A passagem à região carente reafirma a busca de Chalita por votos na classe D.

Veja o cenário eleitoral nas capitais

"Começamos pelas cidades invisíveis. Lugares mais carentes onde as pessoas são esquecidas, é precário o atendimento de saúde e pouca coisa funciona", definiu Chalita. Entre os candidatos mais ricos do País, segundo declaração de bens à Justiça Eleitoral, o deputado federal tem patrimônio de R$ 11,5 milhões e tenta melhorar sua condição nas pesquisas. Em levantamento entregue pelo Datafolha no fim de junho, ele divide a terceira posição com Soninha Francine (PPS) e Fernando Haddad (PT).

Cerca de 6 mil moradores pertencem à parte mais carente do Real Parque segundo os líderes comunitários Marcos Costa e Washington Bezerra, respectivamente o presidente e membro do conselho do SOS Juventude, associação que guiou a visita de Chalita. O candidato do PMDB acompanhou o processo de urbanização da comunidade com prédios já construídos, e outros em obras, por meio da Central de Habitação e Crédito (Cehab).

"Aqui tem uma coisa interessante porque já se iniciou um projeto de reurbanização e a gente precisa reconhecer as coisas boas que estão acontecendo. Através de um projeto da comunidade com a prefeitura, eles chegaram à conclusão de um tipo de construção para essas famílias. Isso é um começo. Começou um projeto de urbanização que pode ser replicado em outros lugares", analisou. Ele ainda lamentou a precariedade dos equipamentos médicos. "Não abrem à noite".

A visita de Chalita teve momentos curiosos, como quando as lideranças locais avisavam que "aqui não pode filmar e nem fotografar" ou quando o candidato passava entre vielas e era facilmente perceptível o odor de maconha. "Alguém estava aqui com um verdinho", comentou um dos assessores. Em conversas, o deputado ouviu que o Shopping Cidade Jardim, recentemente construído próximo ao Real Parque, não mudou a realidade local.

"Organizamos uma visita ao shopping, mas os seguranças não deixaram a gente entrar. Muita gente a pé, junta, eles se assustaram. Pouca gente da comunidade conseguiu trabalho por lá e aos poucos percebemos que não adiantaria ir até lá. Não temos poder aquisitivo para comprar nada lá", disse Marcos Costa, presidente do SOS Juventude. Bastante próxima à Marginal Pinheiros, a comunidade conhece bem o cenário de desigualdades em São Paulo.

Moradores da "ala rica" do bairro tentaram, na Justiça, intervir contra a construção de prédios para a comunidade, o que se concretizou com entregas de 94 apartamentos em maio e outros 140 em dezembro do último ano. "Eles desconhecem o que acontece no mundo. Essa entidade da área rica tentou impedir várias vezes a construção desses prédios, o que é um conceito antidemocrático. A cidade é de todos, não é de quem tem mais ou menos dinheiro".

Chalita admitiu que, apesar da estratégia, seu rosto ainda é desconhecido do grande público. "Ainda falta muito. Agora com a campanha, com exposição maior na mídia e debate, o conhecimento vem quando começa o horário político. Mas estou visitando lugares que desconheço dessa grande cidade. O processo eleitoral é pedagógico nesse sentido, te faz perceber mais as coisas".

O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Gabriel Chalita, chega à convenção do PMDB ao lado do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), na Praça da Sé, no centro da capital paulista. A legenda oficializou sua candidatura neste domingo. Acompanhado de Temer, Chalita participou de uma missa na Catedral da Sé antes do início do lançamento
O pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, o deputado federal Gabriel Chalita, chega à convenção do PMDB ao lado do vice-presidente, Michel Temer (PMDB), na Praça da Sé, no centro da capital paulista. A legenda oficializou sua candidatura neste domingo. Acompanhado de Temer, Chalita participou de uma missa na Catedral da Sé antes do início do lançamento
Foto: Alex Vieira / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade