PUBLICIDADE

Política

Com tchu-tcha, Serra quer alcançar 'jovem popular', analisa consultor

25 jun 2012 - 13h43
(atualizado às 13h48)
Compartilhar

Natalia Julio

Na convenção do último domingo, o PSDB divulgou o jingle de campanha do candidato José Serra à prefeitura de São Paulo. Tendo como base o refrão "Eu quero tchu, eu quero tcha", do hit da dupla João Lucas e Marcelo, a letra diz "eu quero Serra, eu quero já". Para o consultor político Diego Pudo, a escolha do estilo musical popular é uma tentativa de mudar a imagem do tucano e se aproximar do jovem eleitor. "O Serra deixa claro uma mudança de postura com o estilo musical, fica explícito que ele busca outras fatias da sociedade, em especial o jovem. É música-chiclete que está no auge e remete no popular, algo que o Serra nunca trabalhou muito", afirmou Pudo, em entrevista ao Terra.

O fato de ser uma música que ainda está no auge é algo positivo, de acordo com a análise de Pudo - geralmente, canções mais antigas são usadas nas vinhetas de campanha. "É dançante, foi uma escolha certa", opinou o marketeiro. Mas para se comunicar diretamente com a faixa que pretende atingir, Serra deverá ainda adaptar a sua imagem. "Ele precisa trabalhar a vestimenta e o discurso para o viés popular", analisou.

Apesar de inovador, o jingle traz elementos dos usados na campanha de 2010 de Serra à presidência da República, focando no "eu quero Serra". "As palavras 'avançar' e 'avanço' também foram usadas em 2012, é uma palavra chave das campanhas do Serra", comentou Pudo.

Estratégia de Ataque

Em oposição ao jingle de Serra está o do candidato do PMDB, Gabriel Chalita, que também divulgou a música no último domingo. Nas estrofes do peemedebista, há um ataque implícito ao adversário tucano: a letra diz que Chalita cumpre com o juramento e tem "São Paulo em primeiro lugar", numa crítica ao fato de Serra ter deixado o cargo conquistado na prefeitura para disputar o governo de São Paulo.

Para Pudo, a posição "de ataque" é algo que precisa ser usado com cautela. "A estratégia não é das melhores. É melhor falar das suas vantagens do que das desvantagens do outro, geralmente."

Militantes do partido seguram placas de "Serra já" durante convenção; para marketeiro, jingle foi uma escolha certa
Militantes do partido seguram placas de "Serra já" durante convenção; para marketeiro, jingle foi uma escolha certa
Foto: Marina Novaes / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade