PUBLICIDADE

Política

RS: com vice, PR oficializa apoio a Villaverde em convenção

22 jun 2012 - 21h23
(atualizado em 23/6/2012 às 00h08)
Compartilhar
Gonçalo Valduga
Direto de Porto Alegre

O PR oficializou em convenção nesta sexta-feira o apoio ao deputado estadual Adão Villaverde, pré-candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre. O presidente municipal do PR, Coronel Arlindo Bonete, será o vice na coligação integrada também por PV, PTC e PPL. A nominata do partido para as eleições proporcionais foi aprovada durante o evento.

Villaverde garantiu que a vaga não dará privilégios na partilha de cargos. "Todos os integrantes da aliança serão protagonistas no processo eleitoral, assim como iremos protagonizar nas eleições", projetou.

Coronel Bonete negou que o posto favoreça o PR na participação do futuro governo. "Independentemente do lugar, queremos estar ao lado de Villaverde. Existe um programa pré-definido e nós respeitaremos", afirmou. Ele acrescentou que o mais importante é que Villaverde vença a disputa pelo Paço Municipal. "Nossa principal função será agregar a dedicação do PR com a segurança em Porto Alegre", explicou.

O PR irá se coligar com o PV na chapa proporcional. A legenda apresentou 14 candidatos a vereador - dez homens e quatro mulheres. Atualmente, o partido não tem representação na Câmara Municipal.

Otimismo

Adão Villaverde não acredita que aparecer com menos de 10% nas intenções de voto o desfavoreça. Na última pesquisa, divulgada pelo Instituto Methodus em maio, ele apareceu na quarta posição, com 5,7%, atrás do deputado estadual Paulo Borges (DEM), que já desistiu da candidatura para apoiar a coligação do prefeito José Fortunati (PDT). "Se pesquisa ganhasse eleição, nem a Dilma, nem o Lula, nem o Olívio teriam ganho suas campanhas", argumentou. Demonstrando otimismo, o deputado destacou que vencerá o pleito de 7 de outubro. "Estamos preparados e montando uma grande aliança política. Tenho certeza que estaremos no segundo turno", disse.

Racha com PT

Coronel Bonete minimizou as divergências entre o PT e o PR em âmbito nacional depois da demissão de Alfredo Nascimento (PR) do Ministério dos Transportes. Seu sucessor, Paulo Sérgio Passos, também filiado ao Partido da República, não conta com o apoio da legenda para manter-se no cargo. Aliado antigo na base do governo federal, o PR está apoiando a pré-candidatura de José Serra (PSDB) em vez de Fernando Haddad (PT) na capital paulistana. "Nós queremos deixar claro que não existe rusga nenhuma no Rio Grande do Sul", ressaltou Bonete. "Existe um posicionamento do PR de São Paulo, assim como do PR no RS. Respeitamos a deles e eles respeitam a nossa".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade