PUBLICIDADE

Política

RS: Manuela confirma que vice da chapa será Tessaro, do PSD

21 jun 2012 - 19h20
(atualizado às 22h34)
Compartilhar
Gonçalo Valduga
Direto de Porto Alegre

O PCdoB confirmou nesta quinta-feira o vereador Nelcir Tessaro (PSD) como o nome para concorrer a vice na disputa pela Prefeitura de Porto Alegre (RS). A decisão foi anunciada em reunião pela deputada federal Manuela D'ávila, pré-candidata majoritária na chapa. A oficialização da candidatura ocorrerá em convenção neste sábado.

Manuela anunciou Nelcir Tessaro (PSD), à esquerda, como candidato a vice para disputar a eleição em Porto Alegre
Manuela anunciou Nelcir Tessaro (PSD), à esquerda, como candidato a vice para disputar a eleição em Porto Alegre
Foto: Dani Barcellos/PCdoB-RS / Divulgação

Manuela afirmou que a decisão foi tomada em consenso entre os partidos da coligação (PCdoB, PSB, PSD, PSC e PHS). Ela agradeceu aos demais postulantes à vaga por acreditarem no projeto de transformação social proposto pelo PCdoB e por aceitarem a escolha de Tessaro em harmonia. "O nome que melhor representa a unidade é o de Nelcir Tessaro", disse.

Nesta quinta, o vereador Airto Ferronato (PSB), que também pleiteava a vaga, desistiu da disputa e anunciou apoio ao vereador do PSD. O presidente municipal do PSC, Getúlio Vargas, ainda tentava reunir apoio nesta manhã para conquistar a vaga. Na terça, o PHS havia retirado a candidatura do ex-secretário de Segurança Pública do Estado, José Francisco Mallmann. O PCdoB manteve em sigilo o nome do vice até o início da reunião para não desapontar seus aliados.

No mesmo tom de Manuela, Tessaro afirmou que o PSD terá papel fundamental na campanha. "Não seremos apenas coadjuvantes nessa caminhada. Queremos ser protagonistas", destacou. Ele garantiu que não há nada acertado até o momento sobre como se dará a divisão de cargos entre os aliados. "Isso fica para depois. Discutiremos qual será o papel do PSD, e dos demais partidos, após as eleições de 7 de outubro", argumentou.

Articulador político

Durante a reunião, Manuela anunciou o deputado federal licenciado Beto Alburquerque, secretário de Infraestrutura e Logística do governo do Estado e vice-presidente do PSB, como o coordenador político da campanha. O coordenador-geral será Antônio Elisandro de Oliveira, presidente municipal do PSB.

Beto Alburquerque será o responsável por articular a partilha da máquina administrativa. "A minha tarefa é não deixar nenhum dos nossos partidos na frente ou atrás do outro. Ele assegurou que todos os integrantes da coligação terão o mesmo protagonismo. "Nem a prefeita, nem o vice, andarão um na frente do outro", reforçou.

Em relação ao apoio da senadora Ana Amélia Lemos (PP), o secretário disse que Manuela está de braços abertos a todos que quiserem se somar à campanha. "Se a senadora quiser caminhar do nosso lado será recebida de braços abertos", convidou.

O partido de Ana Amélia, no entanto, decidiu apoiar o atual prefeito da capital, José Fortunati (PDT), na disputa pela vaga ao Paço Municipal. Principal concorrente de Manuela, Fortunati tem como vice na campanha o vereador Sebastião Melo (PMDB).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade