PUBLICIDADE

Política

RS: PTB oficializa apoio a Fortunati em convenção nesta quinta

13 jun 2012 - 17h19
(atualizado às 17h32)
Compartilhar

O PTB oficializa nesta quinta-feira o apoio a José Fortunati, atual prefeito de Porto Alegre e pré-candidato do PDT ao Paço Municipal, na convenção do partido. O evento, marcado para as 19h, na Câmara de Vereadores, terá a presença de Fortunati e lideranças das siglas que integrarão a chapa.

Na opinião do presidente municipal, o vereador Elói Guimarães, a aliança que se formou em torno da candidatura de Fortunati pode encurtar o pleito. "A eleição pode se decidir no primeiro turno (7 de outubro). Temos uma bipolarização veemente e expressiva que pode resolver a eleição mais cedo", afirmou. A coligação formada até o momento por dez partidos - PDT, PMDB, PP, PTB, PPS, PRB, PMN, PRP, PTdoB e PRTB - pode ainda receber o apoio do DEM.

O vereador disse que seu partido é fiel ao governo desde 2005 e que este ano não seria diferente. "De lá para cá, nós participamos desse projeto com importantes contribuições, inclusive tendo um vice-prefeito (Eliseu Santos, morto em 2010 após ser atacado por homens armados)", acrescentou.

Na convenção, o PTB também aprovará a nominata de candidatos a vereador. A lista é composta por 54 nomes, sendo 37 homens e 17 mulheres - a lei de cotas prevê um mínimo de 30% de vagas dos partidos para mulheres nas eleições. Estão confirmadas as presenças dos presidentes municipais do PMDB, o vereador Sebastião Melo, e do PDT, o deputado federal Vieira da Cunha.

Vice
O PTB decidiu apoiar a indicação, pelo PMDB, do vice na chapa encabeçada por JOsé Fortunati. No entanto, o partido espera tratamento igualitário na aliança. "Cumprimos uma etapa, abrimos mão da indicação do vice. Mas desde o primeiro momento estamos cobramos tratamento isonômico, queremos uma posição de destaque no governo", afirmou Elói Guimarães. O nome mais cotado no PMDB para assumir a vaga de vice é o do vereador Sebastião Melo. Na primeira eleição de José Fogaça (PMDB), em 2004, o PTB ocupou o cargo de vice, com Eliseu Santos. Mas no segundo mandato, o PDT assumiu o posto, com Fortunati - que assumiu o Executivo em 2010, após Fogaça renunciar para disputar o governo estadual.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade