PUBLICIDADE

Política

Com 2,5 mil a menos, PT deve escolher Rands no Recife

25 mai 2012 - 12h00
(atualizado às 12h10)
Compartilhar

Mais de 2,5 mil filiados considerados irregulares que votaram nas prévias do PT no Recife (PE) ficarão de fora da nova votação de 3 de junho, disse o secretário-geral do partido na cidade, Rosano Carvalho, nesta sexta-feira, prevendo alteração do resultado a favor do preferido do diretório nacional.

Reunida em São Paulo, a executiva nacional do PT anulou a prévia realizada no último domingo e decidiu realizar uma nova consulta, desta vez com a coordenação do diretório nacional da sigla. A disputa envolve o atual prefeito João da Costa, que busca a reeleição, e o deputado federal licenciado Mauricio Rands.

Na prévia que acabou sendo invalidada, João da Costa venceu por pouco, com 51,9% dos votos. Entretanto, uma série de liminares conflitantes na Justiça sobre o número de filiados aptos a votar trouxe incertezas quanto à legalidade da disputa, e o PT nacional não homologou o resultado.

"As fraudes não foram comprovadas, precisam de uma investigação mais profunda por parte do diretório nacional", disse Carvalho ao Terra.

Com a exclusão dos membros irregulares do processo, restarão 20.131 filiados em situação regular que, segundo Carvalho, deverão alterar o resultado da votação. Agora, a maioria deve ficar com Rands - o favorito do diretório nacional do partido e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

"Acredito que o fato deles não votarem vai mudar o resultado a favor do Mauricio Rands", previu Carvalho. Há especulação de que o apontamento de Rands no Recife seja necessário para o apoio do PSB ao pré-candidato do PT em São Paulo, Fernando Haddad.

De acordo com o secretário, serão realizadas pequenas correções no método de votação, talvez fazendo-se necessária a apresentação por parte dos filiados de um comprovante de pagamento ao partido.

O regulamento do PT determina que só podem votar em convenções e prévias membros filiados à legenda há mais de um ano e que estejam em dia com o pagamento das mensalidades.

O deputado licenciado Mauricio Rands é o favorito do PT nacional para concorrer à prefeitura de Recife
O deputado licenciado Mauricio Rands é o favorito do PT nacional para concorrer à prefeitura de Recife
Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade