PUBLICIDADE

Política

PT do Recife abriu conflito com direção nacional, diz secretário

22 mai 2012 - 18h19
(atualizado às 18h28)
Compartilhar
Demétrio Rocha Pereira

O secretário-geral nacional do PT, Elói Pietá, afirmou nesta terça-feira que o diretório do partido no Recife (PE) está em "conflito aberto" com a direção nacional da legenda. Pietá falou ao Terra sobre a decisão do PT do Recife de divulgar, no começo desta tarde, balanço das prévias concedendo vitória do atual prefeito e pleiteante à reeleição, João da Costa, contra o deputado Maurício Rands. O anúncio do presidente da sigla na capital pernambucana, Oscar Barreto, contraria determinação do comando nacional.

Prévias da discórdia: Lembre disputas internas que fragilizaram partidos

"Evidentemente que eles estão em conflito aberto com a direção nacional. Porque eles sabem que a direção vai se reunir na quinta-feira e que nós não proclamamos o resultado porque estamos fazendo o levantamento dos que votaram na prévia", disse Pietá, em menção ao encontro da Executiva do PT para tentar dar um desfecho ao embate.

Pietá foi cauteloso ao avançar nas críticas por não ter informações sobre uma possível liminar na Justiça que tenha corroborado a decisão de Barreto. "Sei que o presidente municipal convocou coletiva e anunciou o resultado. Não nos consultaram sobre isso. Entraram na Justiça e, agora, estão tomando atitudes à revelia da direção nacional. Na quinta, nós vamos julgar esse caso", completou Pietá.

Segundo o secretário-geral do PT, esse caso pode acabar interpretado como um desrespeito à resolução do Diretório Nacional da legenda, que determina que candidaturas em cidades com mais de 200 mil habitantes ou com emissoras de TV, universidades e polos industriais devem ser submetidas ao crivo da Executiva Nacional.

O presidente estadual do PT, deputado federal Pedro Eugênio, afirmou mais cedo desconhecer o ato do diretório municipal. "Divulgar os números eles podem fazer, agora anunciar o vencedor é uma coisa que cabe à Executiva", disse.

O racha petista entre João da Costa e Maurício Rands provocou uma disputa judicial sobre o número de filiados que estavam aptos a votar. Após a confusão, o resultado ficou indefinido, e o anúncio do vencedor ficou sob responsabilidade do comando nacional. De acordo com a secretária de comunicação do PT do Recife, Rosângela de Miranda, a iniciativa de chamar os filiados até a sede do partido teve como finalidade garantir que eles tenham acesso ao resultado. "Pela apuração, João da Costa foi vencedor com quase 52% dos votos. Temos obrigação de divulgar isso aos nossos filiados."

Uma comissão de ética da legenda foi convocada para analisar o caso, já que existe a suspeita de que pessoas ligadas a João da Costa teriam fornecido à Justiça informações incorretas, que teriam influenciado diretamente nas liminares que causaram todo o tumulto na prévia petista. Se a suspeita for confirmada, o prefeito do Recife deverá ser punido.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade