PUBLICIDADE

Política

Vice de Fortunati deve ser do PMDB, mas PTB e PP lutam por espaço

15 mai 2012 - 18h27
(atualizado às 18h50)
Compartilhar

Mesmo com o PTB tendo lançado nesta terça-feira o vereador Elói Guimarães como pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por José Fortunati (PDT), a tendência é que um nome indicado pelo PMDB seja escolhido, de acordo com o deputado federal e articulador da campanha pedetista, Vieira da Cunha (PDT).

Conforme Vieira da Cunha, a reinvindação do PTB é legítima, tanto que o anúncio do pré-candidato a vice-prefeito na chapa de Fortunati foi adiado em razão do pleito dos petebistas. "Estamos em busca de uma fórmula para que o PTB se sinta no mesmo patamar de importância política dos outros dois principais partidos que compõem a aliança (PDT e PMDB). Estamos buscando um tratamento equânime entre as três legendas, sem prejuízo para as demais", garantiu o deputado.

O próprio Éloi Guimarães concorda com o panorama desenhado por Vieira da Cunha. "Havia esse anseio no partido de ter um vice, mas sem imposições. A gente tem consciência que o PMDB tem quatro minutos de televisão contra um do PTB. Há uma série de fatores que favorecem os peemedebistas, mas nós colocamos que gostaríamos de ter um certo protagonismo no governo", afirmou Guimarães que deseja um tratamento equilibrado entre os três principais partidos do bloco.

Questionado se considera o risco de o PTB deixar o bloco de apoio à reeleição do atual prefeito, caso o PMDB fique com o cargo de vice-prefeito, Vieira da Cunha assegurou não temer uma ruptura. "Nao há risco de o PTB deixar a aliança pois o partido afirmou e reafirmou sua posição favorável a Fortunati e não abrimos mão deles".

Sobre a questão que envolve o PP, divido entre apoiar Fortunati ou se aliar à Manuela D'ávila (PCdoB), o articulador disse respeitar o processo interno dos progressitas, embora ressalte que espera contar com o apoio da legenda nas eleições municipais. "Estamos em contato permanente com as lideranças do PP e muitas delas se manifestaram em apoio a nós. Esperamos que eles continuem conosco , pois o caminho coerente é apoiar o projeto de reeleição de Fortunati", finalizou.

Para garantir o apoio do PP, no encontro entre o prefeito e os progressitas ocorrido ontem, Fortunati reforçou a importância e os espaços ocupados pela sigla na atual administração. Além disso, segundo o presidente do Diretório Municipal do PP em Porto Alegre, vereador Kevin Krieger, o pedetista anunciou que, se confirmada a coligação já no primeiro turno das eleições, o PP teria a mesma "força" que tem hoje PMDB, PDT e PTB - principais partidos que integram a base aliada - na composição do futuro governo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade