PUBLICIDADE

Política

RS: em briga interna para fechar apoio, PP se reúne com Fortunati

14 mai 2012 - 16h45
(atualizado às 17h00)
Compartilhar

Em mais um capítulo da acirrada disputa travada entre José Fortunati (PDT) e Manuela D'ávila (PCdoB) pelo apoio do Partido Progressista (PP) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, o prefeito da capital esteve reunido na manhã de hoje com a executiva municipal da legenda. De acordo com o presidente do Diretório Municipal do PP em Porto Alegre, vereador Kevin Kieger, se a decisão fosse hoje, Fortunati estaria em vantagem.

Em reunião na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reforçou a importância do PP em seu governo para membros do diretório municipal do partido
Em reunião na manhã desta segunda-feira, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, reforçou a importância do PP em seu governo para membros do diretório municipal do partido
Foto: Divulgação / Divulgação

No encontro, o prefeito reforçou a importância e os espaços ocupados pela sigla na atual administração. Krieger destacou o anúncio do pedetista de que, se confirmada a coligação já no primeiro turno das eleições, o PP teria a mesma "força" que tem hoje PMDB, PDT e PTB - principais partidos que integram a base aliada do prefeito - na composição do futuro governo.

Ainda de acordo com o presidente do diretório municipal, a disputa entre a bancada estadual e federal, favorável à Manuela, e a bancada de vereadores, que preferem Fortunati, será acirradíssima. Nesse sentido, Krieger afirmou que a executiva municipal pedirá um documento oficial sobre o posicionamento da bancada estadual e federal acerca do assunto, uma vez que até o momento as informações são oriundas da imprensa.

A senadora Ana Amélia Lemos, por sua vez, apoia a coligação com Manuela. Ana Amélia insiste que o partido deve buscar um maior protagonismo na região metropolitana, uma vez que apesar da grandeza do PP, a legenda está restrita ao interior do Estado, o que faz com que seja vista como rural e conservadora. A senadora classificou como "oportunidade de ouro" a possibilidade de conquistar a vice-prefeitura de Porto Alegre, situação que seria possível com a coligação junto ao PCdoB.

"O objetivo dessa aliança está sendo apoiada por grande parte dos prefeitos do interior e tem ampliado aproximações em várias cidades do Estado. Estou buscando tornar o PP maior, romper barreiras" , afirmou Ana Amélia.

Outra avaliação importante feita pela senadora é com relação ao cenário da Câmara de Vereadores da capital. Para ela, a aliança com os comunistas pode assegurar a atual composição do PP na Casa, que dispõe, na atual legislatura, de quatro vereadores.

Sobre a especulação de que estaria pensando nas eleições de 2014, Ana Amélia foi taxativa. "Não se bota a carroça na frente dos bois. Não há nenhuma relação com 2014".

O presidente estadual do PP, Celso Bernardi, afirmou que apoia a senadora Ana Amélia, embora ressalte que a decisão cabe ao diretório municipal do partido. Bernardi negou que exista uma queda de braço entre os apoiadores da coligação com os comunistas e os favoráveis à aliança com Fortunati. Para ele o que existe é um debate de posições e de argumentos.

O anúncio da decisão está marcado para o dia 11 de junho, quando uma posição definitiva será tomada pelos progressistas.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade