PUBLICIDADE

Política

FHC: Aécio é a escolha 'óbvia' para eleição de 2014

23 jan 2012 - 21h15
Compartilhar

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em entrevista ao The Economist, que o candidato óbvio de seu partido, o PSDB, para a eleição presidencial de 2014 é o senador Aécio Neves (MG). FHC disse ainda que o parlamentar é apto para estabelecer alianças, mas "as coisas ficarão mais claras após as eleições municipais" deste ano, e provavelmente haverá "uma disputa muito forte dentro do PSDB entre (o candidato na última eleição, 2010, José) Serra e Aécio", deixando de fora o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

FHC disse que seu "sucessor natural" morreu (o ex-governador de São Paulo Mario Covas) e não surgiu outra liderança. Em seguida, questionado a respeito de sua voz ainda ser forte na legenda, o tucano respondeu que isso ocorre "por causa da falta de outros (líderes)". A respeito de seu futuro como expoente, afirmou estar muito tarde devido à idade (80 anos) e que é necessário reorganizar a hierarquia da agremiação.

Ainda conforme FHC, a falta de novas lideranças é um problema na política nacional "ruim para o Brasil". "Deixe-me explicar em um jeito impessoal: nos últimos 20 anos, apenas dois líderes (ele e Lula). Não é saudável para um país, um grande país. Eu tomei minha decisão: abrir espaço. O espaço ainda está aberto. Nós temos algumas pessoas de uma nova geração", citando na sequência Serra e Aécio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade