PUBLICIDADE

Política

Manaus: candidatos aguardam ida ao segundo turno

7 out 2012 - 15h22
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

Arnoldo Santos
Direto de Manaus

A candidata posou para fotos com o vice, Vital Melo
A candidata posou para fotos com o vice, Vital Melo
Foto: Rômulo Araújo / Especial para Terra

Os favoritos na busca pelo segundo turno em Manaus, Artur Neto (PSDB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) votaram neste domingo pela manhã e já planejam as suas estratégias para a disputa.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

O candidato Artur Neto (PSDB), votou às 11h (hora de Brasília), no Colégio Estadual Dom Pedro 2º, no centro de Manaus. Ele estava acompanhado da esposa, Goreth Garcia, e do candidato a vice, Hissa Abrahão (PPS).

O candidato reclamou do trânsito de da dificuldade de chegar até o seu local de votação que foi a seção de nº 25, da 2ª Zona Eleitoral. Artur disse que espera rigor na fiscalização.

"Que a Polícia Federal fiscalize com rigor e que o eleitor tenha sua vontade, revelada nas urnas, respeitada¿, disse ele, acrescentando estar confiante na passagem para o segundo turno.

A candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB) votou às 11h45 (horário de Brasília) na seção de número 77, da 2ª zona eleitoral, na Escola Estadual Solon de Lucena, na zona centro-sul de Manaus. A candidata chegou cerca de vinte minutos antes, falou com eleitores e jornalistas. Levou pouco mais de 1minuto e 10 segundos para assinar a lista e votar na cabine. Assim que apertou o botão de confirma, posou para fotos ao lado do seu candidato a vice, Vital Melo (PT). A candidata foi comedida, dizendo apenas que tem uma "grande expectativa de ida para o segundo turno".

Vanessa disse também que, no caso de um segundo turno, espera apoio dos candidatos que pertencem à base do governo federal. "Vamos conversar com todos os candidatos, mas pegaríamos o Serafim, que é do PSB. O próprio Henrique (Oliveira) do PR. O PTB do Sabino Castelo Branco, também. Nós temos um projeto político para o País e nós temos alguns partidos que fazem parte desse projeto", disse a candidata.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade