PUBLICIDADE

Política

Eleições triplicam movimento nos portos de Manaus

7 out 2012 - 09h45
(atualizado às 10h07)
Compartilhar

Arnoldo Santos
Direto de Manaus

Eleitor espera barcos para votar neste domingo em Manaus (AM)
Eleitor espera barcos para votar neste domingo em Manaus (AM)
Foto: Rômulo Araujo / Especial para Terra

Os portos de Manaus amanheceram com movimento triplicado na manhã deste domingo. Esse é o cálculo que donos de embarcações de passageiros fazem do aumento de viagens feitas por quem está indo votar em municípios próximos de Manaus. No porto da Ceasa, que dá acesso a três municípios da margem do rio Solimões, 40 lanchas se revezam no transporte de passageiros. O destino principal é o município de Careiro da Várzea, a 10 km da capital, localizado do outro lado da margem do rio. Cada embarcação carrega de 30 a 60 passageiros e, segundo os proprietários, as idas estão sendo feitas com lotação esgotada desde ontem, sábado.

Conheça os candidatos a vereador e prefeito de todo o País

Acompanhe as pesquisas eleitorais

Veja o cenário eleitoral nas capitais

Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras

No flutuante de embarque e desembarque, o industriário Jamisson Lima, 28 anos, esperava uma lancha para atravessar o rio. Seu destino, junto com a esposa e mais quatro filhos pequenos, era o município de Careiro do Castanho, distante 100 km de Manaus. A travessia iria durar quase meia hora, ele iria pegar mais um ônibus e chegaria em torno de 11h para votar.

Portando somente a carteira de identidade, disse que não teria problemas de votar sem o título eleitoral porque sabia qual era sua seção. A viagem com toda a família valeria a pena. "Vale porque assim a gente fica livre de multa e ainda faz valer o meu voto", disse o industriário.

Só no porto da Ceasa, devem passar neste domingo em torno de seis mil pessoas. No porto da Manaus Moderna, que abriga os barcos que fazem linha para municípios mais distantes, passaram a semana em grande movimento. Famílias inteiras saíram de Manaus para as principais calhas de rio que cortam o Estado. Aproximadamente 100 barcos, segundo a capitania dos Portos, saíram da cidade nos último quatro dias. As viagens duram de 10 a 48 horas, dependendo da distância da localidade. A capitania manteve a fiscalização quanto à lotação, e pelo menos um barco foi impedido de sair da cidade por causa do número excessivo de passageiros. Neste domingo, cerca de 2,3 milhões de eleitores devem escolher os prefeitos da capital, Manaus, e mais 61 municípios amazonenses. Apenas Manaus poderá ter segundo turno por ter mais de 200 mil eleitores.

Eleições 2012

As eleições municipais de 2012, que ocorrem no domingo, 7 de outubro, levarão às urnas mais de 138 milhões de brasileiros aptos a escolher prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos. Em todo o País, são cerca de 436 mil sessões eleitorais, que estarão abertas das 8h às 17h. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 15 mil candidatos a prefeito, 16 mil a vice-prefeito e 481 mil a vereador disputam o pleito.

A votação acontece em 5.568 municípios - somente o Distrito Federal e a ilha de Fernando de Noronha não terão eleição. Em 229 cidades de 24 Estados, os eleitores terão à disposição um novo sistema que vem sendo adotado gradativamente pela Justiça Eleitoral: o voto biométrico.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade