PUBLICIDADE

Política

Eleitores em trânsito dão vitória à Dilma Rousseff com 52,83%

31 out 2010 - 22h21
(atualizado às 22h26)
Compartilhar
Laryssa Borges
Direto de Brasília

Com um índice de comparecimento de 72,12%, os eleitores que optaram por votar em trânsito neste segundo turno das eleições gerais deram vitória à petista Dilma Rousseff, presidente eleita. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que Dilma obteve 52,83% dos votos válidos entre aqueles que depositaram voto em trânsito. O tucano José Serra, por sua vez, teve a preferência de 47,17%. Votos brancos foram 1,33%, e nulos computaram 2,49%. O índice de abstenção chegou a 27,88%.

O voto em trânsito, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado em meio à microrreforma eleitoral, permite que o eleitor fora de seu domicílio participe da eleição presidencial depositando seu voto em seções especiais apenas nas capitais.

Para votar em trânsito, o eleitor teve de comparecer a um cartório eleitoral e informar em qual capital pretendia votar. O eleitor em trânsito só pôde votar para presidente e vice-presidente da República tanto no primeiro quanto no segundo turno. Ainda que não tenha manifestado sua preferência para os demais cargos eletivos, não precisa justificar sua não-votação e, pela lei, terá cumprido sua obrigação eleitoral.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade