PUBLICIDADE

Política

Segundo TSE, abstenção não "macula" resultado das eleições

31 out 2010 - 21h17
(atualizado às 21h19)
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, minimizou a abstenção superior a 21% neste domingo (31). Para o presidente, o índice de não comparecimento às urnas "não macula" o resultado do pleito.

"A abstenção foi dentro da normalidade. É algo absolutamente tolerável, algo que não macula, não tisna o resultado das eleições", disse.

Questionado se seria o caso de se alterar a data de realização do segundo turno, para não ficar próximo de um feriado nacional, o presidente do TSE lembrou que a data foi estabelecida na Constituição Federal e que, se algo deve ser alterado, é a data do feriado.

Fator Marina

Lewandowski também foi indagado sobre a acusação mútua entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), durante a disputa, e afirmou que isso não teria levado os eleitores a não votar.

"Não quero supervalorizar a troca de farpas nesta eleição porque ela manteve-se dentro de um nível de normalidade. Acrescentaria aos fatores talvez o fato de termos tido no 1º turno uma candidata forte, a candidata Marina Silva (PV), e certamente muitos de seus eleitores preferiram não comparecer no 2º turno".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade